Secretaria de Saúde realiza orientações para prevenção de doenças pós-enchentes
Com o objetivo de orientar a população, sobretudo, os moradores atingidos pela enchente que assolou a cidade de Manhuaçu no fim de semana, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde (através dos profissionais de ESFs) realizaram o trabalho de orientação para a prevenção de doenças pós-enchente.
As ações ocorrem na área central e ruas que foram diretamente atingidas. De casa em casa e estabelecimentos, os Agentes Comunitários de Saúde entregam o folder contendo as principais informações sobre as doenças, cuidados básicos para manusear alimentos, água e condição higiênica.
Os moradores das casas atingidas receberam hipoclorito de sódio, para ser diluído na água antes de utilizá-la. A receita é duas gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária), para cada litro de água.
Prevenção de doenças
A leptospirose e a hepatite são as principais doenças. Os principais cuidados são com o consumo de alimentos estragados, água contaminada e picadas por animais peçonhentos. A ingestão de água contaminada traz riscos de contaminação por hepatite do tipo A ou diarreias.
Todo alimento que ficou submerso ou molhado não deve ser consumido, ainda que esteja em embalagem plástica ou enlatado, segundo orientação no folder distribuído. Alimentos perecíveis que ficaram fora da refrigeração não devem ser consumidos caso apresentem alteração de cor, odor ou consistência. Alimentos que tiveram contato com a água da chuva não podem ser ingeridos. A higienização de modo geral tem muita relevância, nesse momento pós-enchente.
Fonte: ASCOM SMS