Vídeo: Secretário de Planejamento reafirma rigor na fiscalização Covid-19
A partir desta quinta-feira,21, o município de Manhuaçu adotará critérios rigorosos para fiscalização, baseados no Decreto 43 publicado ontem. O documento restringe funcionamento do comércio e outras instituições, como bares e restaurantes, venda e consumo de bebida alcoólica nos locais, bem como medidas para evitar aglomeração. Também está proibido o funcionamento de clubes, quadras, campos esportivos, além de igrejas e academias, que poderão continuar funcionando com 30% de sua capacidade.
Durante entrevista coletiva na manhã de hoje, o Secretário Municipal de Planejamento, Roberto Fully destacou que o gabinete de Crise está buscando o bom senso, para que as ações sejam desenvolvidas em parceira com as Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, além de outros órgãos para evitar a propagação da Covid-19.
A fiscalização trabalhará com foco a evitar aglomerações, festas clandestinas e estabelecimentos que forem flagrados, desobedecendo o Decreto Municipal será punido, podendo até mesmo ter o alvará suspenso ou cancelado.
Segundo o Secretário, há a necessidade de a população colaborar nesse momento, obedecendo o que está contido no Decreto 43 e, assim evitar que o município tome medidas drásticas diante de determinadas situações. “Se preciso for, a fiscalização agirá com mão de ferro. Estamos fazendo nossa parte, queremos que todos tenham consciência e nos ajudem. A venda de bebida proporciona aglomeração. Mas, a consciência das pessoas impede que a doença circule”, destaca Roberto Fully.
Semanalmente, o Gabinete de Crise reunirá para fazer avaliação quanto a redução ou aumento de casos, podendo flexibilizar ou não alguns artigos contidos no Decreto 43.
Quanto a fila gigantesca nos bancos, sobretudo na Caixa Econômica Federal, o Secretário de Planejamento disse que a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social está entrando em entendimento, para que haja o controle e organização das pessoas a manterem o distanciamento.
Volta às aulas
O Secretário de Planejamento disse que as escolas do ensino infantil, fundamental e médio fizeram solicitação para o retorno às aulas no dia 1o de fevereiro. O pedido está sendo analisado em conjunto com a Vigilância Sanitária, haja vista que todas as ações são realizadas seguindo protocolo. A rede municipal de ensino também estará elaborando um plano de contingência. Mas, todos os pedidos serão analisados com muito critério por parte do Gabinete de Crise e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
Denúncias
Desrespeitar o Decreto Municipal que estabelece regras para evitar a disseminação do Covid19 gera autuação. Denúncias sobre festas, aglomerações e estabelecimentos que desrespeitam as medidas de segurança podem ser feitas pelo WhatsApp (33) 99129-0015.
Acompanhe vídeo da entrevista do Secretário de Planejamento, Roberto Fully:
Texto: Eduardo Satil