Shopping do Vale em Ipatinga retorna após cinco meses fechado com mais de 60% das lojas abertas
Após mais de cinco meses fechadas, as empresas instaladas no Shopping Vale do Aço foram autorizadas a reabrir as portas nesta quarta-feira (19). Como a notícia pegou de surpresa a maioria dos empreendedores, não houve tempo hábil para que todos se preparassem e o funcionamento neste primeiro dia só foi possível com pouco mais de 60% das lojas em operação, conforme informou a coordenadora de marketing do centro de compras, Priscila Coelho.
O decreto municipal publicado pela prefeitura permitindo a reabertura das lojas no centro de compras autoriza o expediente de segunda a sexta, das 12h às 21h. A expectativa é que 100% das empresas que hoje atuam no shopping já estejam de portas abertas nos próximos dias. “Em breve, com os números da Covid-19 em declínio e boa vontade das autoridades, o Shopping Vale do Aço poderá voltar ao funcionamento normal, de segunda a domingo, para que todo o prejuízo amargado nesses longos cinco meses possa ser amenizado”, reivindica José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.
“Estamos muito felizes com o retorno das atividades no Shopping Vale do Aço. A expectativa de retomada econômica é grande, tanto da administração quanto para os lojistas”, comemora Priscila Coelho, informando que estão sendo observadas “todas as medidas da segurança para garantir a saúde de clientes e consumidores.”
A decisão pela reabertura foi anunciada na terça-feira (18/08). A mudança ocorreu após prerrogativa dada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 de Minas Gerais, por meio da Deliberação 78, para que em determinadas microrregiões, de acordo com a conveniência, os municípios possam editar normas específicas em sua política de combate à doença, de acordo com os números locais relacionados à doença.
De acordo com o novo Decreto Municipal, a praça de alimentação deverá ter apenas 50% de suas mesas. Conforme o decreto, os bares, restaurantes e lanchonetes na cidade poderão funcionar de segunda a segunda. Contudo, nos dois primeiros segmentos o horário será de 10h às 23h. As lanchonetes poderão abrir de 6h às 21h. Em relação às feiras-livres, o Executivo municipal decidiu que poderão ser retomadas aquelas que funcionavam aos sábados. Quanto às outras que já estavam autorizadas em dias e locais alternados, as vendas estão liberadas agora até às 22h em se tratando das que funcionam em horários noturnos.
Para tomar a decisão pela reabertura, a Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga apresentou uma série de números positivos no combate à Covid-19. A taxa de transmissibilidade, que já esteve em 1,99 no pico da pandemia, no mês de julho, recuou para 0,96, e ela se mantém abaixo de 1 há nada menos que três semanas consecutivas.
A média de ocupação de leitos UTI/Covid/SUS, levando em conta apenas os pacientes munícipes, se mantém numa média abaixo de 50%, e a de Enfermaria, considerando o mesmo critério, abaixo de 40%. Nesta terça-feira, entre os internados nos leitos de UTI/Covid/SUS no município, havia 17 pacientes de outras cidades e apenas 18 de Ipatinga. Também vem caindo significativamente, na cidade, a taxa de letalidade e de novos casos confirmados.
Diante dos números atuais apurados, o Executivo de Ipatinga também anunciou nesta terça-feira a desativação do Hospital de Retaguarda, que foi montado para uma eventual necessidade emergencial nas dependências da Escolas Estadual Canuta Rosa, no bairro Cidade Nobre, próximo ao Hospital Municipal. O Hospital de Retaguarda foi montado com equipamentos do próprio município e a colaboração de outras cidades da microrregião, sem utilização de qualquer recurso federal ou estadual direcionado à Covid-19.