Teste da Linguinha começa a ser realizado na Secretaria de Saúde
O “Teste da Linguinha”, como é conhecido, serve para diagnosticar alterações de frênulo lingual (“freio da língua”) em recém-nascidos é mais um serviço essencial, que está sendo disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Manhuaçu.
O teste é padronizado, que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, que podem interferir diretamente na qualidade da amamentação do bebê e, depois no desenvolvimento da fala, mastigação, deglutição e higiene oral das crianças.
É um teste indolor, realizado em bebês a termo, com idade superior a 30 dias e inferior a 6 meses. Os exames estão sendo realizados no prédio da Secretaria de Saúde de Manhuaçu, todas as quintas-feiras, de 7 às 11 horas pela fonoaudióloga, Karina de Souza. Para marcar o exame, basta procurar o Posto de Saúde do seu bairro.
Quando um bebê nasce, ele pode ser submetido a diversos testes como o do pezinho, do olhinho, da orelhinha e agora o Teste Linguinha. Isso acontece, para que seja possível detectar alterações no corpo do bebê e iniciar um tratamento adequado o mais rápido possível. O Brasil é o primeiro país, a transformar o teste da linguinha em lei, no ano de 2014.
A coordenadora do Serviço de Reabilitação, Caroline Lacerda, ressalta a importância da realização do teste o mais precocemente possível. “Dessa forma evitamos dificuldade na amamentação, que possam vir a acarretar introdução precoce da mamadeira e no desenvolvimento de suas funções orais”, completou. Ela informa ainda, a parceria com o Setor de Odontologia, pois realizado o teste e havendo alterações, o bebê com a mãe é direcionado a este setor, para a realização do procedimento.
Com informações ASCOM SMS
Fonte: SECCOM Prefeitura de Manhuaçu