Trabalho humano: entre a angústia e a força para vencer
Todos os dias, o compromisso dos profissionais da área de saúde que trabalham nas unidades de saúde, sobretudo na unidade de apoio e enfermarias de Covid-19 é o combustível para mantê-los acessos e, com força para o enfrentamento ao novo coronavírus. As pessoas que os veem passando acreditam que seja apenas mais um dia de trabalho, mas para o profissional de saúde, que está atuando com a Covid-19 é mais um dia de desafio, onde a incerteza se mistura à esperança de cumprir a jornada de trabalho.
Ao assumir mais um plantão, a primeira tarefa é recordar com os outros membros da equipe, o passo a passo da paramentação dos equipamentos de proteção individual (EPI), que são luvas, capote e máscara cirúrgica. Na linha de frente do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus está a coragem, que faz desses profissionais verdadeiros “heróis e heroínas”.
Na Unidade de Apoio Respiratório (UAR), que completa 10 meses de intenso serviço no atendimento à coletividade existem profissionais com capacidade singular, que pensam juntos e sempre com o esforço e a vontade de vencer juntos. Lidam com as incertezas do tempo que geram angústias, porque estão submetidos a um trabalho muito intenso e cansativo diariamente.
A Dra. Márcia Giovane Rodrigues da Silva, médica e responsável técnica da Unidade de Apoio Respiratório (UAR), está atuando na linha de frente desde 25 de março de 2020. Ela conta que, embora uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, três a cinco técnicos em enfermagem por turno de trabalho, encontra força suficiente para enfrentar o desafio nesse grande mar de incertezas. Já foram registrados mais de 18 mil atendimentos de pessoas de Manhuaçu e região. “Mesmo com a equipe reduzida, conseguimos prestar todo atendimento à população, que se encontra tão fragilizada nesse momento, em que essa doença que tem feito milhares de vítimas”, relata a médica. Ressalta a importância das pessoas estarem colaborando com os profissionais de saúde com o uso da máscara, álcool em gel e evitar aglomeração.
Ao citar o avanço da doença, Dra. Márcia Giovane avalia que, em apenas um ano nunca de viu tanta informação produzida e pesquisa acerca da doença, além de investimentos feitos na tentativa de “frear” a disseminação do vírus. Outro ponto observado pela responsável técnica da Unidade de Apoio Respiratório (UAR) é que, nos últimos 45 dias o cenário em Manhuaçu tem se transformado. Cresceu assustadoramente o atendimento nas unidades de saúde (ESFs) e, na Unidade de Apoio Respiratório que tornou-se referência na região. Com isso, os profissionais desdobram ainda mais, para garantir o atendimento com excelência. Com a mudança da Unidade de Apoio Respiratório para o antigo SUS, haverá ampliação de leitos e da equipe de enfrentamento à Covid-19.
Sobrecarga e desafio diário
Lidando todos os dias no enfrentamento à Covid-19, a Dra. Márcia Giovane relata que a sociedade está diante de um vírus que tem uma capacidade de causar danos, que o organismo não consegue responder e, o tratamento oferecido nem sempre é suficiente. Quanto mais pessoas acometidas, torna-se mais difícil a capacidade de atendimento e cuidado com essas pessoas. “Com um número reduzido de profissionais para cuidar de toda a população, o cuidado individual é fundamental. Lavar as mãos, distanciamento social, uso da máscara e álcool é vital. A vacina vai chegar, mas pode demorar. O cuidado individual ajuda e preserva a vida da outra pessoa”, explica a Dra. Márcia Giovane. Os profissionais não sofrem somente com o cansaço físico, mas também o desgaste e o sofrimento emocional os acompanham diante de um atendimento e, após quatro ou cinco dias ficam sabendo que a pessoa veio a óbito.
Outro desafio para a equipe é que, na primeira fase, a doença acometia idosos e pessoas com comorbidades, que tiveram o agravamento da doença e o óbito. Mas desde o final de 2020, os profissionais de saúde estão percebendo que os jovens estão sendo acometidos, levam o vírus para casa e acabam contaminado todos da família.
Texto: Eduardo Satil
Fonte: ASCOM SMS