Unidade de apoio respiratório inicia funcionamento em Manhuaçu
A Secretaria de Saúde de Manhuaçu implantou na cidade a unidade de apoio respiratório ao Covid-19, que já está pronto para receber pacientes com suspeita de ter contraído o Coronavírus. O estabelecimento fica na rua Randolfo Baião, no centro da cidade.
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem fisioterapeutas e farmacêuticos trabalharão 24 horas. A unidade será ligada à UTI Covid-19. “Conseguimos esta importante unidade para Manhuaçu, uma vez que atenderá os pacientes com sintomas de Coronavírus. Os casos mais graves serão encaminhados ao Hospital Cesar Leite. Tudo isso para garantir de forma ágil e segura o atendimento às pessoas que mais necessitem”, segundo explicou a prefeita Cici Magalhães.
Ao chegar no local para receber o atendimento, o paciente deve conferir as demarcações que estão no piso, que seguem a norma técnica. Após o atendimento, o paciente será encaminhado para o consultório médico ou para uma sala reservada para que seja realizado o teste rápido.
Ainda dentro da unidade, o corpo técnico dividiu o espaço em duas. Uma área com os enfermos mais graves e outra com os pacientes em fase semicrítica. No total, são seis leitos de isolamento somente na UAR. “Vale ainda destacar que em todos os ambientes existem refis (dispenser) de álcool em gel. As luvas são descartáveis e são destinadas em local apropriado!, completou a secretária de Saúde, Karina Gama.
Após os turnos, cada funcionário da unidade vai para a área considerada “suja” para que retire todo o equipamento de trabalho e destine em local apropriado. Há também salas de banho para que os trabalhadores saiam limpos até suas residências, sem risco de contaminação.
Fonte: SECCOM Prefeitura de Manhuaçu