Unidades Interligadas já emitiram mais de 220 mil certidões de nascimento em Minas Gerais
Os hospitais de Manhuaçu e Manhumirim fazem parte do programa de Unidades Interligadas de Registro Civil de Nascimento (UIs), implantado pelo governo de Minas em 2013.
Com um sistema interligado ao cartório via internet, a impressão da certidão de nascimento ocorre no próprio hospital em, no máximo, 15 minutos, sem a necessidade de os pais gastarem tempo e dinheiro para registrarem as crianças.
Hoje, no total, o programa está presente em 13 unidades na capital, 11 na RMBH e em 39 no interior do estado, incluindo o Hospital Cesar Leite, em Manhuaçu e o Hospital Padre Júlio Maria, em Manhumirim. Desde 2016, o serviço incorporou também a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), cujo número já vem impresso em um dos campos na certidão de nascimento, facilitando ainda mais para as mães.
E um balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) já garantiu a emissão de 220.521 certidões de nascimento em 63 unidades de saúde até o dia 14 deste mês. A medida permite que as mães já saiam das maternidades com o documento dos filhos em mãos, garantindo o pleno exercício da cidadania nas primeiras horas de vida da criança.
O programa é uma parceria da Sedese com a Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Tribunal de Justiça de Minas Gerais – por meio da Corregedoria Geral, Ministério Público Estadual, cartórios, hospitais públicos e privados e o Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais.