Vândalos desligam relógio da Secretaria de Saúde de Santana do Manhuaçu
Vacinas Covid-19 são perdidas
No momento em que todos se unem para ajudar a preservar a saúde da população, vândalos sequer respeitam o direito e a necessidade da população. Foi o que aconteceu na cidade de Santana do Manhuaçu. De acordo com as informações, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde chegaram para trabalhar, por volta de 7hs e observaram que vândalos haviam aproveitado o final de semana, para desligarem o relógio de energia da repartição. Na geladeira, onde estavam vacinas contra Covid-19 e estoque de vacinas de rotina foram todas perdidas.
A Polícia Militar, ao chegar no local para o registro da ocorrência percebeu que os vândalos arrancaram a tampa do disjuntor de energia (dispositivo eletromecânico que tem a função de proteger as instalações elétricas, ou seja, assim que a corrente elétrica que passa por ele ultrapassa o seu valor nominal, interrompe o circuito impedindo o fornecimento de energia).
Em contato com a Secretaria de Saúde de Santana do Manhuaçu, a reportagem Cidade Total obteve a informação de que foi usada bastante “força”, para danificar o equipamento e desligar o relógio. A Secretária de Saúde, Natália Rodrigues Marques Guerra informou que não foi possível contabilizar quantas doses da vacina Covid-19 foram perdidas, bem como outros insumos que estavam na sala.
Funcionários ainda estão fazendo o levantamento. Segundo ela, já foi feito contato com a Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, para viabilizar novas doses a fim de atender a demanda da população santanense. A polícia irá verificar as câmeras de monitoramento existentes no local, para chegar a autoria do vandalismo, ocorrido na Secretaria de Saúde de Santana do Manhuaçu.
Texto: Eduardo Satil