Vídeo: Saúde monitora dois casos suspeitos de Coronavírus em Manhuaçu e adota novo protocolo
O último boletim divulgado pela equipe de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Manhuaçu no sábado (14/10), informa que permanecem sendo monitorados e em investigação dois casos suspeitos de Coronavírus, registrados na cidade. Além disso, o boletem alerta para um novo protocolo que passou a ser adotado.
O primeiro caso é de uma paciente residente no município Manhuaçu, com histórico de viagem para o exterior
em fevereiro de 2020 com retorno ao Brasil em 01/03/2020. Os sintomas do protocolo em relação ao coronavírus começaram a aparecer no dia 05 deste mês, quando procurou atendimento médico. A paciente não foi hospitalizada e orientada a se manter em isolamento domiciliar com todos os cuidados necessários. A coleta de material para análise foi realizada em domicílio dia (13/03) pela equipe da Secretaria de Saúde e encaminhado para a FUNED.
Já o segundo caso registrado na cidade e que está em investigação é de uma paciente também residente em Manhuaçu, com histórico de viagem para o exterior em fevereiro de 2020 com retorno ao Brasil no dia primeiro de março. O início de sintomas do coronavírus começou no dia 28 de fevereiro quando a paciente relatou febre e tosse. Ela também foi orientada para o isolamento domiciliar e a coleta de material para análise foi realizada em domicílio último dia (13/03) pela equipe da Secretaria de Saúde e encaminhado para a FUNED.
A Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu/Manhumirim informou que na região, outros dois casos suspeitos foram descartados, em Manhumirim e Mutum. A Superintendência divulgou orientações à população em relação ao cenário atual do Coronavírus (COVID-19). Segundo o diretor da Superintendência Regional de Saúde, Juliano Estanislau, a população deve ficar atenta em relação aos cuidados que devem ser tomados no dia a dia. Ele destacou também as providências que vem sendo adotadas na região de abrangência da Superintendência:
Novo Protocolo
De acordo com a Secretaria de Saúde de Manhuaçu, com o crescimento no número de casos suspeitos no país e situações de transmissão da doença de pessoa para pessoa dentro de território brasileiro, a partir de agora, todas as pessoas que chegarem de São Paulo, Rio de janeiro e Salvador com sintomas sugestivos de COVID-19 , serão considerados casos suspeitos, passando também pelos procedimentos de isolamento domiciliar e coleta de material para exames. Os municípios citados passaram a ser comunicados como onde ocorreram transmissão comunitária.
A orientação da Secretaria de saúde também é que as pessoas não entrem em pânico, façam contato telefônico com uma das Unidades de Saúde do município, onde profissionais preparados vão responder perguntas e informar os procedimentos corretos. Nos finais de semana ou no período da noite, pode ser procurado o Hospital Municipal de Manhuaçu, pelo telefone (33) 3332 3540.