Volume do Rio Manhuaçu diminui, mas Defesa civil mantem estado de alerta
SAMAL retoma limpeza das ruas Josias Breder e Júlio Bueno
Mesmo com a redução do volume de água do Rio Manhuaçu e da ausência de chuva nas últimas horas, a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar e a Prefeitura de Manhuaçu permanecem nesta sexta-feira ( 14/02) em estado de atenção, saindo do estado de alerta de ontem (quinta-feira) .
Todo o município está sendo monitorado constantemente. Qualquer ação nova será repassada em boletins frequentes ao longo do dia.
Enquanto isso, uma das ruas mais atingidas pela cheia do Rio Manhuaçu, nas últimas horas, recebe atenção especial de equipes do SAMAL e da Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (14). A rua Josias Breder está sendo totalmente limpa novamente com a ajuda de um caminhão pipa e funcionários da autarquia.
Além desta rua, toda a extensão da Júlio Bueno também começou a ser limpa, bem como a praça do parquinho, que foram pontos com alagamento mais intensos das últimas horas.
O Grupo de Gerenciamento de Crise, que conta com a participação da Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícia Militar, Bombeiros e secretariado municipal para a definição de novos planos de emergência para proteger a população de ocorrências como inundação e deslizamentos, vem realizando reuniões constantes no Gabinete da Prefeitura de Manhuaçu.
A Defesa Civil alerta para a previsão de mais chuvas neste final de semana. A recomendação é que moradores de áreas ribeirinhas e de áreas de risco retirem os pertences de casa e procurem abrigo. Em caso de inundação solicita-se informar aos bombeiros e à Polícia Militar.
Entre os pontos definidos na reunião, o estabelecimento de comunicados oficiais para a população, visando minimizar efeitos das notícias falsas propagadas na internet (fake news), a definição de locais de abrigo, telefones disponíveis para contato da população, operações e vistorias nas áreas de risco, interatividade entre os setores que atuam nesta frente de trabalho e proteção às vidas humanas, mobilização dos agentes de Saúde e a devida estruturação das unidades de apoio, entre outras questões.
A população pode entrar em contato pelos seguintes números de emergência: 193 (Bombeiros) 190 (Polícia Militar) e 3339 2713 e 3339 2714 (Defesa Civil/ Gabinete).
Fonte: SECCOM Prefeitura de Manhuaçu
Edição: Júlio Oliveira