Zema anuncia que vai desobrigar o uso de máscara em locais fechados a partir de domingo (1º)

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou nesta quarta-feira (27, em suas redes sociais que o uso de máscaras será desobrigado em locais fechados a partir do próximo domingo (1º) em Minas Gerais.
“A partir de 1º de maio, está desobrigado o uso de máscaras em locais fechados em Minas. Com o avanço da maior operação de vacinação da história de Minas, depois de mais de 2 anos de pandemia, o sorriso dos mineiros poderá de novo ser mostrado pra todo o mundo”, escreveu Zema no Twitter.
Ontem, terça-feira, o secretário de Saúde de Minas, Fabio Baccheretti, já tinha informado que o governo estadual recomendaria o fim do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados a partir de domingo (1º).
Cada município poderá ou não seguir a recomendação. No caso de Belo Horizonte, a administração aguarda o aumento na imunização, principalmente de crianças, para desobrigar o uso do equipamento de proteção.
Desde o dia 12 de março o uso de máscaras está liberado pelo Estado em locais abertos – novamente, cada cidade decide o critério. Outro critério seria a vacinação de pelo menos 70% da população, o que ainda não foi atingido em diversos municípios, mas o panorama atual de infecções permite a retirada.
De todas as capitais brasileiras, apenas Belo Horizonte e Belém ainda exigem o uso de máscaras em ambientes fechados.