11º Batalhão de Polícia Militar divulga os resultados operacionais de 2022 e faz retrospectiva do ano

Manhuaçu-O 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), sob comando do Tenente Coronel Luciano Reis, comemora bons resultados operacionais alcançados no ano de 2022, com redução da incidência de alguns crimes, além de operações de grande importância em combate ao crime organizado.

RESULTADOS

Em relação aos crimes violentos (homicídio, roubo, extorsão, extorsão mediante sequestro e estupro), o 11º BPM conseguiu manter-se estável se comparados os números de 2021 e 2022. Em 2022 foram registrados 360 crimes violentos, e no ano anterior foram 359 registros. Com destaque para a 72ª Cia PM, com sede em Manhuaçu que atingiu a redução de 13% nos crimes violentos.

Dentre os crimes violentos, o 11º Batalhão PM conseguiu uma redução significativa de 24% na incidência de roubo consumado. Em 2021 foram registrados 171 roubos na área do Batalhão, já em 2022 foram 130 registros. Destaque para o município de Manhuaçu com a redução de 42,5% nos registros de roubo, caindo de 80 em 2021 para 46 em 2022. Na zona rural de Manhuaçu e no centro da cidade ocorreram as maiores reduções, de 27 em 2021 para 12 em 2022 na zona rural e, no centro da cidade, de 7 em 2021 para apenas 3 registros em 2022.

A grande preocupação da Polícia Militar está relacionada às ocorrências de homicídio consumado. Em 2022 foram registrados 67 homicídios na área do Batalhão, que é integrada por 24 municípios, com aumento de 56%. Mas, se for considerada a média histórica dos últimos cinco anos, 2021 foi um ano de destaque na redução de homicídios, com 45 registros; nos demais anos a incidência de homicídios permaneceu estável. Em 2017 e 2018 foram 64, 2019 foram 69 e 2020 foram 62 registros.

Neste ano de 2022, Manhuaçu soma um total de 25 registros de homicídio, dentre os quais em 18 com indícios da motivação estar relacionada ao tráfico de drogas e em 20 registros o meio utilizado para a consumação do crime foi arma de fogo. Dos 24 municípios da área do Batalhão, em 07 deles não foi registrado homicídio, sendo Alto Caparaó, Caiana, Caparaó, São José do Mantimento e Santa Margarida e São João do Manhuaçu; e os municípios que tiveram mais registros de homicídio em 2022 foram Manhuaçu com 25, Mutum com 08, Lajinha com 07 e Simonésia com 05.

Com relação aos crimes de furto, houve 9% de redução na área da Unidade. Com destaque mais uma vez para Manhuaçu que obteve o resultado 13%, e Santa Margarida e Matipó com as maiores reduções, de 31 e 34% respectivamente.

Retrospectiva das principais operações

Os esforços empregados pela Polícia Militar, por diversas vezes precisam de maior planejamento e acompanhamento dos infratores responsáveis pelo cometimento de grande parte dos crimes praticados em uma região. Com foco na repressão qualificada de organizações criminosas, a PM atua de maneira integrada com a Polícia Civil e o Ministério Público, e com instituições dos estados que fazem divisa com Minas Gerais. Neste sentido, o Batalhão desencadeou diversas operações de inteligência e repressão qualificada em combate ao tráfico de drogas e aos crimes de homicídio, com resultados expressivos.

As operações conjuntas com o Ministério Público resultaram em grandes golpes nas organizações criminosas presentes na área do Batalhão. A sua expressiva maioria ocorreu em Manhuaçu, sendo as operações: “ERVA DANINHA”, no bairro Matinha, “TRAINEIRA” nos bairros Lajinha e Santa Luzia, “RESPOSTA”, também no Santa Luzia e SEXTO MANDAMENTO, no Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis. Essa última culminou no desmantelamento do crime organizado nesses bairros, resultando na prisão dos líderes do tráfico de drogas que foram localizados no Rio de Janeiro (esta operação também foi em conjunto com a PCMG e PCRJ) e principalmente em Porto Seguro na Bahia (em conjunto também com a PMBA).

Em Mutum foi desencadeada a operação “SICÁRIOS” com a prisão de indivíduos envolvidos em homicídios na região, além da prisão em Betim de um dos criminosos mais procurados de Minas Gerais (Operação conjunta da GAECO de Ipatinga).

Quanto a apreensão de armas de fogo, a Polícia Militar efetuou 257 apreensões na área do 11º BPM, considerando que diversas dessas armas estavam em poder de organizações criminosas envolvidas com tráfico de drogas e homicídios. A maior apreensão de drogas foi em Santana do Manhuaçu, 104 barras de maconha retiradas das mãos de criminosos, e que iriam abastecer o tráfico em Manhuaçu.

A maior apreensão de armas de fogo aconteceu em Manhuaçu, sendo 05 submetralhadoras apreendidas em janeiro, armas que iriam para o São Francisco de Assis. Por sinal, nos bairros São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida, Santana, São Vicente, Santa Terezinha e Santa Luzia somados a PM apreendeu um total de 26 armas de fogo em 2022.

Em Manhumirim destaca-se a operação que culminou na prisão do líder do tráfico de drogas na cidade, localizado no Bairro Senhora da Penha, quando também foram apreendidas três armas de fogo (pistola, revólver e submetralhadora), além de grande quantidade de drogas de todos os tipos.

Estratégias de prevenção criminal

Desde que assumiu o Comando da Unidade, o Tenente Coronel Luciano Reis estabeleceu diversas estratégias para potencializar as ações da Polícia Militar na região.

Prevenção à violência doméstica: em Manhuaçu o 11º Batalhão conta a uma equipe especializada neste atendimento, a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica – PPVD, que no ano de 2022 inaugurou uma sala especialmente preparada para ofertar à meninas e mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, um tratamento mais digno e humano. Na área de toda a Unidade, a PM realizou 1.913 visitas de prevenção à violência doméstica, sendo 766 visitas realizadas pela PPVD em Manhuaçu. Os registros de violência contra as mulheres também caiu, de 1.726 registros em 2021 para 1.541 em 2022, uma redução de 10%.

As estratégias de acompanhamento de casos de conflitos interpessoais, permaneceram em 2022, e resultou u em 18.343 visitados pelos policiais militares, com objetivo de mediar conflitos e evitar a evolução para ocorrências mais graves, principalmente contra a vida. Bem como o acompanhamento sistemático dos egressos do sistema prisional, também esteve em foco, e os militares realizaram visitas domiciliares à 1.483 indivíduos que estavam cumprindo o regime aberto ou semiaberto, oferecendo-lhes oportunidade para a reinserção à sociedade e buscando evitar que eles cometessem novos delitos.

O 11º Batalhão ainda desencadeia rotineiramente operações que visam potencializar a segurança em determinadas localidades e prevenir modalidades criminosas específicas, podendo destacar as operações Safra Segura e Campo Seguro com o foco na prevenção criminal na área rural; a operação Rota Segura que objetiva prevenir crimes de roubo nas áreas comerciais; operação Divisa Segura com a integração das Frações PM, que fazem limites com outros Batalhões; operação de ocupação de zonas quentes de criminalidade, objetivando a repressão qualificada à violência criminal e operação Impacto, com o foco em prevenir ações de quadrilhas que atuam em explosões de caixas eletrônicos.

No ano de 2022 o 11º Batalhão apoiou de maneira incondicional o projeto FIQUE VIVO, da prefeitura de Manhuaçu, que buscou realizar diversas atividades voltadas a prevenir o envolvimento de crianças e adolescente com o tráfico de drogas. As atividades do PROERD também foram importantes aliadas nas estratégias de prevenção criminal, formando quase 800 crianças e adolescentes na área do Batalhão, que após receberem valiosas lições, se comprometeram a ficarem longe das drogas e da violência.

No final do ano, o Comando do 11º BPM iniciou as realizações de operações de prevenção às desordens no trânsito; já colhendo bons resultados, com a diminuição de reclamações da comunidade a respeito de perturbação do sossego envolvendo motocicletas com descargas barulhentas e motociclistas que realizam manobras perigosas. Foram registradas 422 operações de prevenção às desordens no trânsito na área do Batalhão, nos meses de novembro e dezembro. Foram 3.492 veículos fiscalizados, 294 veículos apreendidos/removidos, 998 autos de infração de trânsito confeccionados e 65 pessoas presas.

Foi o ano em que o Passeio Ciclístico também voltou a acontecer, após dois anos parados por conta da pandemia. O 11º Batalhão foi o responsável por mobilizar toda a comunidade em promoção do esporte e da solidariedade.

MELHORIA DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS E LOGÍSTICA DO BATALHÃO

O ano de 2021 também foi marcado pela revitalização da sede do 11º BPM, um projeto de comando do Tenente Coronel Luciano Reis, que reforça o compromisso do comando com a qualidade de vida e das condições de trabalho dos militares e funcionários civis da Unidade, para que possam desempenhar suas funções em prol da comunidade.

As melhorias na sede do Batalhão somente foram possíveis com o apoio irrestrito da Prefeitura e Câmara Municipal de Manhuaçu, por meio de convênio firmado pelo executivo e emendas impositivas do legislativo; além do apoio da Assembleia de Minas e Câmara dos Deputados. Foi inaugurada a nova estrutura da Sentinela da Unidade (entrada), trazendo mais conforto e segurança aos militares; houve a reestruturação das instalações físicas Seção Administrativa, que reuniu em um espaço mais amplo e confortável os servidores responsáveis pela área logística e de recursos humanos da Unidade propiciando qualidade no atendimento ao público interno e externo. A Companhia Tático Móvel também ganhou nova sede e a academia de musculação foi reestruturada com novos e modernos equipamentos. Houve ainda a renovação da frota e dos equipamentos, com a chegada de novas viaturas, pistolas de emissão de impulsos elétricos e gases lacrimogênios. E está em andamento a reestruturação da rede de rádio da Unidade com aquisição de equipamentos digitais de última geração. Tudo para potencializar o serviço de segurança pública prestado à nossa comunidade.

Agradecimentos do Comandante

Concluindo mais um ano de comando do 11º Batalhão, o Tenente Coronel Luciano Reis, enfatiza a importância de todos os trabalhos realizados, tanto na atividade operacional quanto administrativa, que somente foram concretizados por meio do esforço e dedicação incondicionais dos servidores militares e civis da Unidade.

O Comandante reafirma também a importância de um trabalho integrado e sinérgico com todos os demais órgãos que compõem o sistema de Defesa Social (Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Prisional, Ministério Público, Poder Judiciário, Executivos e Legislativos municipais, Conselhos de Segurança e sociedade civil organizada) para que os bons resultados fossem alcançados em 2022.

Iniciando o terceiro ano no Comando do 11º BPM, o Tenente Coronel Luciano Reis conclui que a comunidade de Manhuaçu e região pode ter a certeza de que a Polícia Militar continuará empenhada em contribuir para a garantia de um ambiente seguro para se viver, trabalhar e empreender.

PMMG: 247 anos, 24 horas por dia, 07 dias por semana, cuidando do povo mineiro.

Ass. Organizacional 11º BPM