11º Batalhão de Polícia Militar lança Operação Filhas de Minas

Para comemorar com estilo os 40 anos de inserção das mulheres na Polícia Militar, o Comando da 12ª Região de Polícia Militar lançou nesta quarta-feira (01) a Operação Filhas de Minas. O evento aconteceu em toda a área da 12ª RPM.

A Operação está prevista para acontecer de forma concomitante, na área do 14ºBPM e 58º BPM, bem como nos munícipios sede das outras cinco unidades operacionais, que compreendem Manhuaçu, Caratinga, Itabira, Ponte Nova e João Monlevade.

Em Manhuaçu, o lançamento aconteceu no Trevo do Cafeicultor, para dar visibilidade e por ser considerado o cartão postal da cidade. O momento foi marcante e, contou com a presença de vários policiais militares, oficiais e policiais femininas, que fazem parte da tropa do “Sentinela do Caparaó”.

Na Polícia Militar de Minas Gerais, a primeira turma de mulheres ingressou no dia 1° de setembro de 1981, em um Curso Especial de Formação de Sargentos, em Belo Horizonte. No decorrer do ano, a Corporação está se programando para essa data especial, inclusive, com a criação de uma logomarca.

Para o comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel. Luciano Reis, a data representa uma conquista importantíssima por parte das mulheres, que passaram a desenvolver a atividade operacional e administrativa, assim como os policiais masculinos. “Celebrar os 40 anos de atividade da mulher, integrando a Polícia Militar muito nos orgulha. A cada dia mais dedicadas, numa demonstração de competência e muito zelo pelo que fazem”, ressalta o Ten.Cel. Luciano Reis.

A cabo Nayara, atualmente integra a equipe ROCCA, conta que o trabalho desenvolvido é desafiador. Ao falar sobre a importância da mulher na Polícia Militar e, sobretudo nesse dia, a policial não esconde sua satisfação. “Eu me sinto feliz em servir a sociedade, pertencer a Polícia Militar de Minas Gerais e, cada momento é especial. Com certeza, essa data é muito relevante para todas nós”, disse.

A mesma alegria sente a Sargento Mariana, que trabalha na área operacional e, com galhardia está sempre preparada para as ações necessárias. “Nosso trabalho, nosso dia a dia é igual a de outro policial. Temos um olhar diferenciado. Hoje, comemorar 40 anos da nossa inserção na Polícia Militar, nos motiva a trabalhar com mais dedicação para a sociedade”, relata Sargento Mariana.

Eduardo Satil