Secretaria de Saúde de Timóteo aciona Estado por falta de remédio para o vírus da gripe influenza

A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, através de sua Central de Abastecimento Farmacêutico, reforçou solicitação por meio do ofício nº 011/2021 à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, requerendo urgência no fornecimento do medicamento Oseltamivir, conhecido popularmente como Tamiflu, que está em falta na rede pública e nas farmácias privadas da região.

Em meio a um surto do vírus da gripe influenza em toda região, pacientes diagnosticados com a doença e com a prescrição do medicamento Tamiflu em mãos têm tido dificuldade para encontrá-lo, inclusive nas farmácias e drogarias privadas, que vendem o medicamento em sua forma genérica.

O Tamiflu é indicado especialmente no tratamento de pacientes de grupos de risco infectados pelo vírus da influenza, idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas como o diabetes e insuficiência renal, transplantados, soropositivos e doentes como câncer em tratamento com quimioterapia que costumam desenvolver complicações graves quando contraem gripe, e, por isso, precisam tomar o antiviral.

Segundo especialistas, “é uma surpresa que a temporada de Influenza tenha começado mais cedo, pois geralmente o vírus tem uma circulação mais forte no final do outono e durante o inverno, tanto que as campanhas de vacinação são feitas a partir de abril”. Excepcionalmente esse ano, o vírus apareceu antes, nas regiões Sudeste e Sul do país.

Com o aumento da circulação do vírus, muitas pessoas têm procurado as unidades de saúde e a UPA 24 horas para receber atendimento. E embora o medicamento seja prescrito pelos médicos, ele desapareceu das prateleiras em virtude do crescimento exponencial da demanda pelo remédio.

Em função disso, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo cobrou uma ação mais rápida da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por intermédio da SRS que, por sua vez, já informou que a previsão para envio do Tamiflu é a partir do dia 20 de janeiro.

Diante dessa situação, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo orienta a população que mantenha as medidas de prevenção contra o vírus (uso de máscara, lavar as mãos constantemente com água e sabão, uso do álcool em gel, evitar aglomeração), pois a prevenção é, mais do que nunca, o melhor remédio.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Timóteo