Academias fecham as portas em Ipatinga e Timóteo. Em Coronel Fabriciano seguem funcionamento

Mesmo após a decisão judicial determinando que os municípios sigam o protocolo da Onda Roxa, algumas academias fecharam as portas somente nesta terça-feira (13). A desobediência vai contra a ordem do juiz da Vara da Fazenda Pública e Autarquias, Luiz Flávio Ferreira, datada do dia 9, última sexta-feira, que versa sobre a suspensão dos efeitos do Decreto Municipal nº 9.636/2021, de Ipatinga, inclusive quanto às atividades essenciais nele constantes.

Em Timóteo as academias também estavam abertas até esta terça-feira e interromperão suas atividades a partir desta quarta-feira (14). Em Santana do Paraíso também houve cumprimento da decisão. Já em Coronel Fabriciano os estabelecimentos seguem abertos, conforme apurado pelo Diário do Aço.

Decisões

A Justiça Estadual deferiu pedido de liminar em ação civil pública ajuizada pela Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG) para que o município de Santana do Paraíso cumpra as diretrizes da Onda Roxa, fase mais restritiva do plano Minas Consciente para conter a disseminação do coronavírus Sars Cov-2.

Coronel Fabriciano também está obrigado a seguir os protocolos sanitários. A determinação veio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Facchin, que acolheu a tese da AGE-MG e indeferiu o pedido de liminar do Executivo municipal.

 

Texto Reprodução Reportagem Diário do Aço

Cinco dias após decisão judicial, academias fecham as portas em Ipatinga e Timóteo; Coronel Fabriciano segue com o funcionamento