Governo divulga nota sobre reinauguração e equipamentos de segurança no Aeroporto Vale do Aço

Uma solenidade marca nesta quarta-feira (01/11), a reabertura do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado no Distrito Industrial de Santana do Paraíso. O evento está marcado para ocorrer às 09 horas da manhã, segundo o convite do Governo do Estado, assinado pelo Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade _ SEINFRA, Fernando Scharlack Marcato, pelo diretor da Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço -ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade e pelo Prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.

Segundo informações, antes da solenidade, aterrissa no Aeroporto Regional do Vale do Aço uma aeronave ATR da Azul Linhas Aéreas, vindo de Belo Horizonte trazendo diretores da companhia, autoridades estaduais e federais. Em seguida terá início oficialmente a cerimônia, marcando a reinauguração do aeroporto após a sua reforma e a interdição, desde maio do ano passado.

Durante o período em que esteve fechado, o aeroporto passou por uma ampla restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, da sala de embarque e das duas taxiways do pátio de aeronaves. Com a reabertura, serão retomados os cinco voos comerciais diários para a capital mineira, de segunda a sexta-feira e três aos finais de semana, com as linhas atendidas pela empresa Azul.

Criado em 1959 e em operação com voos regulares desde 1977, o Aeroporto de Ipatinga (SBIP) foi projetado pela Usiminas, inicialmente para servir aos funcionários da siderúrgica. Situado a 7 quilômetros de Ipatinga, em Santana do Paraíso, o aeroporto atende à Região Metropolitana do Vale do Aço e ao colar metropolitano, onde se concentram grandes indústrias, como Usiminas, Cenibra, Aperam e ArcelorMittal.

Devido a alguns questionamentos levantados em relação à reabertura do Aeroporto Vale do Aço, principalmente em relação a segurança e uma possível falta de equipe de Corpo de bombeiros no local, o Governo de Minas emitiu nota nesta terça-feira sobre o assunto que o Portal Cidade Total divulga na íntegra agora.

Nota à imprensa

Em face à reinauguração da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Regional do Vale do Aço e com o intuito de sanar possíveis dúvidas aventadas sobre os equipamentos do aeródromo, o Governo de Minas Gerais informa que:

  • no ano de 2016, o Aeroporto Regional do Vale do Aço foi entregue pela USIMINAS ao Governo de Minas Gerais com a estação Permissionária de Telecomunicações Aeronáuticas (EPTA) operacional e com dois caminhões contra incêndio (CCI), sendo que um deles foi entregue pelo próprio Governo de Minas Gerais em 2014 e ainda está em operação;
  • o Governo de Minas entregou, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MINFRA), um Pórtico e um Raio-X novos.
  • o Governo de Minas sempre manteve o Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC) e a operação do EPTA, conforme previsto em contrato.
  • mesmo considerando que, conforme regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não é obrigatória a presença do equipamento, por ter movimentação menor que 200 mil passageiros por ano*, o aeroporto retoma no dia 01/12/2021 suas operações com um caminhão contra incêndio (CCI) operacional, com brigada de incêndio já contratada pela Infraero, e com o EPTA operacional, no modo automático (ERAA), até a conclusão da licitação para contratação do efetivo que irá operar presencialmente a EPTA.