Alerta: Nível do Rio Manhuaçu continua monitorado pelos órgãos de Defesa Social
Duas pessoas tentaram se jogar nas águas do Rio Manhuaçu neste domingo
Durante toda a noite e madrugada de hoje, os órgãos de Defesa Social permaneceram com atenção voltado à cheia do Rio Manhuaçu, que teve seu nível elevado desde sábado. Famílias residentes à margem ribeirinha foram alertadas quanto ao volume de água e, as precauções que deveriam ser tomadas. Comerciantes da Rua Antônio Wellerson, Juventino Nunes e outras partes baixas da cidade, que inundam facilmente também removeram seus pertences, para evitar prejuízos.
Com a chuva intensa neste domingo, o nível do rio permaneceu alterado. Durante a madrugada a chuva deu “trégua”, e os intervalos foram importantes para manter o mesmo nível. Nenhuma ponte, até agora foi atingida com as cheias do Rio Manhuaçu. Com isso, a Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros mantiveram o trabalho de orientação à comunidade, monitoramento do volume de água e, ainda realizaram vistorias em locais de risco de deslizamento de terra.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o sinal de alerta emitido no sábado à noite foi fundamental, para que nenhuma família sofresse prejuízo. A instituição informou à reportagem Cidade Total, que não atendeu nenhum caso de inundação, nem necessidade de urgência, para a retirada de pessoas, o que demonstra que a população já está mais atenta nesse período chuvoso.
Foram realizadas algumas visitas de orientações, em locais de risco de deslizamento nos bairros Santa Terezinha, Bom Pastor, Engenho da Serra, Santana e Vila Deolinda, que teve a rua principal invadida pelas águas, por ser um local baixo e próximo ao rio. Os Bombeiros também atenderam chamadas para retirada de árvores, que caíram em vários pontos das rodovias, além de dois casos de pessoas que tentaram pular nas águas do Rio Manhuaçu.
Os órgãos de Defesa Social continuam atentos e monitorando o rio e, orienta a população que deve se prevenir, manter atenta, pois existe previsão mais chuva para essa segunda-feira. Devido aos locais onde serve de escoamento de água estarem inundados, a possibilidade de elevação do nível do rio será rápida.
Eduardo Satil