Alunos da Escola Estadual Salime Nacif participam de Feirinha Monetária

“O trabalho foi um sucesso e, os alunos aprenderam na prática valores”: assim define a professora, Zandra Fátima Lopes da Rocha, ao descrever sobre o evento que aconteceu na Escola Estadual Salime Nacif, na quarta-feira, 20. O projeto recebeu o nome de “Feirinha Monetária”, para que os alunos do 5° ano pudessem conhecer na prática o Sistema Monetário Brasileiro e, as operações possíveis através de compra e venda dos produtos, que foram doados pelos próprios alunos.

Eles realizaram as compras, usando de dinheiro de brincadeira, para aprenderam na prática a somar, subtrair, dividir, multiplicar e desapegar daquilo que não tem valor real, ou seja, já em desuso.

De forma bem dinâmica, a professora Zandra Rocha ainda incentivou os alunos como alinhar o bom comportamento ao ganho financeiro, para realizar as compras na feira, de maneira bastante consciente. Outro ponto importante da “Feirinha Monetária” foi o contato, que tiveram em sala de aula com as cédulas e moedas, análise de valor, cor, tamanho, animais das cédulas, ordem crescente e comparação (maior/menor) e, ainda a realização de várias atividades sobre o tema.

Para a professora idealizadora do projeto, Zandra Rocha, os alunos aprenderam de forma exata, lúdica e prática, conceitos básicos e úteis para o cotidiano. Ao mesmo tempo, inicia-se para todos um novo ciclo. Durante dois anos todos sofreram com a pandemia. “A educação sofreu e sofre as consequências de dois anos da ausência do olho no olho. Questionamentos em horas oportunas e, tantas outras dificuldades que até então não eram mostradas. Trabalhamos e superamos em todos os aspectos e, os nossos alunos também. Porém, tudo serviu para que tivéssemos a confirmação do que já sabíamos que, as aulas presenciais são especiais”, pondera Zandra Rocha.

Eduardo Satil

Fotos: Zandra Rocha