Alunos do curso técnico realizam Feira de Enfermagem

Os alunos do 3º período do curso de Enfermagem, da Escola Técnica ORBIS Educação realizaram na noite desta sexta-feira, 24, a Feira da Enfermagem, com o objetivo de mostrar o que aprenderam durante o período, para ingressarem no mercado de trabalho. O curso técnico faz parte do projeto Trilha do Futuro, oferecido pelo governo de Minas Gerais. A atuação do técnico em Enfermagem pode ocorrer, em empresas públicas e privadas do setor de saúde, dentre as quais estão hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde (UBS), empresas prestadoras de serviço domiciliar (home care), escolas e universidades.

Sob a coordenação da professora do curso Técnico de Enfermagem, Eva Juvenato, os alunos trabalharam temas importantes para o cotidiano. Abordaram sobre o Autismo, Evolução do Tratamento Psiquiátrico, Amamentação, Maternidade e Vida Uterina, início da Gestação, Complicações Gestacionais e Pós-parto. Todos os temas foram bem explorados, no aspecto sobre o que as pessoas vivem e, muitas até encontram dificuldade para lidar com determinada situação.  Durante apresentação do tema sobre o Autismo, os alunos tiveram a participação de uma psicóloga e a presidente da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Manhuaçu (AMAAM), Roselane Perígolo. As características ainda impossibilitam que, a criança autista tenha dificuldade para se comunicar e, ainda ter uma convivência tranquila. São fatores que indicam que, a sociedade precisa entender melhor sobre o Transtorno do Espectro do Autismo.

Sobre o tema relacionado a doenças e complicações gestacionais, os alunos destacaram que as doenças sexualmente transmissíveis, os principais cuidados para não comprometer a saúde e conforto da mãe e também do bebê são imprescindíveis. Os temas sobre o início da gestação, tipos de parto, pós-parto, amamentação e evolução do tratamento psiquiátrico, também foram bem explorados com dinâmica e conhecimento.

Para a professora do Curso Técnico de Enfermagem, Eva Juvenato, os resultados dos trabalhos apresentados foram surpreendentes.  A feira foi uma estratégia para que, os alunos desenvolvessem a oratória, estímulo à pesquisa e aprendizagem. Como futuros profissionais da área da saúde, os alunos puderam ter mais conhecimento. “A Feira de Enfermagem ultrapassou minhas expectativas. Foi gratificante presenciar grandes talentos e, todos tiveram entrega total. Agradeço aos participantes, convidados, equipe de avaliação,  os professores Gean, Hélia e a coordenação da ORBIS Educação pelo apoio”, disse Eva Juvenato.

Eduardo Satil