Alunos em Timóteo participam de bate-papo com jornalista na Escola São Sebastião
Os alunos do ensino médio, principalmente do terceiro ano, além do desafio de concluir o curso, também buscam em paralelo a preparação para participação no ENEM – o Exame Nacional do Ensino Médio, que pode garantir vaga em instituições de ensino superior, ou nas provas de vestibular nas faculdades.
O momento é decisivo para a definição do caminho a seguir, qual profissão deseja investir para o futuro, e garantir o aprendizado suficiente para a conclusão do ensino médio e para se dar bem nas provas. Para ajudar os estudantes na escolha, algumas disciplinas discutem o assunto em sala de aula, ajudando na descoberta da melhor vocação de cada um.
Em Timóteo, a Escola Estadual São Sebastião pretende realizar este ano uma série de diálogos envolvendo os alunos e profissionais de várias áreas profissionais, levando conhecimento sobre as profissões, a formação superior e o mercado de trabalho.
A iniciativa faz parte da preparação dos estudantes para as decisões a serem tomadas em breve em relação à continuidade dos estudos para uma carreira profissional. A ideia é mostrar algumas profissões para ajudar a despertar a vocação de cada um dos alunos.
Na última sexta-feira (24/02), jovens do primeiro ao terceiro ano do ensino médio participaram de um bate-papo com o jornalista Júlio Oliveira, que falou um pouco sobre sua experiência na área. O encontro, de iniciativa da professora de Sociologia Jéssica Martins, aconteceu na sala multimídia da Escola São Sebastião, que ficou lotada em dois períodos de aula.
Com atuação em diversos veículos de comunicação na região do Vale do Aço, em emissoras de rádio, TV, jornais, portais e revistas, o jornalista explicou como é o trabalho no dia a dia, a produção de textos, grandes reportagens, entrevistas e apresentação de programas e jornais. Hoje, atuando na Zona da Mata, no grupo Fundação Expansão Cultural, abordou também o avanço tecnológico que tem proporcionado mudanças significativas nas formas de produção e veiculação de notícias e sobre os prejuízos que as notícias falsas e tendenciosas causam na sociedade.
Formado pelo Centro Universitário do Leste de Minas – UNILESTEMG em Coronel Fabriciano, Júlio Oliveira falou sobre a formação superior, as disciplinas previstas no currículo e a importância delas para a desenvolvimento de um trabalho ético, independente e sem tendências, como prevê um bom jornalismo.
Os alunos que participaram do bate-papo ouviram atentamente e fizeram perguntas para esclarecer dúvidas. Alguns chegaram a dizer que pensam em uma carreira na área de jornalismo. A promoção organizada pela Escola Estadual São Sebastião foi importante também para fortalecer esta ideia.
Texto: Vânia Bragança