Aperam deposita em juízo parte do IPTU devido em Timóteo alegando abuso nos valores
A Administração de Timóteo foi surpreendida pela decisão da empresa siderúrgica Aperam, que decidiu depositar em juízo uma parte do IPTU devido ao município neste ano de 2021. Segundo informações do município o valor depositado corresponde a um terço do valor do IPTU (R$ 5 milhões) que a empresa pagava anualmente e que girava em torno de R$ 15 milhões.
A empresa Aperam informou, através de sua assessoria de comunicação, que busca, junto à prefeitura de Timóteo, a reavaliação de tributos municipais, em função dos valores cobrados da empresa pelo IPTU 2021 e outras taxas. A empresa confirma que entrou em acordo com o executivo municipal sobre a cobrança do imposto, para o período de 2016 a 2020. No entanto, tal acordo não inclui este ano de 2021 e a Aperam entende ser abusivo o valor que lhe foi cobrado.
Na nota, a direção da empresa informa que o valor do IPTU, equivalente ao montante que entende como legítimo e correto, já foi depositado por ela em conta judicial, tendo a empresa requerido ao juiz que o valor seja imediatamente disponibilizado para levantamento pela prefeitura de Timóteo.
Em levantamento recente, foi identificado pela Aperam que a empresa paga valor superior a outras do mesmo segmento no estado, o que comprova o abuso cometido pela prefeitura de Timóteo. Em função disso, foram contratados, este ano, peritos especializados de duas diferentes empresas para vistorias e avaliação técnica do valor venal real do imóvel, que deve ser utilizado como base para o cálculo de IPTU. Em ambas as inspeções, o valor venal é bem menor que aquele considerado pela prefeitura.
Por essas razões, a empresa busca, junto à prefeitura de Timóteo, uma reavaliação justa de tributos para o ano de 2021. A Aperam informou que se mantém aberta ao diálogo e entende que um novo acordo buscando a razoabilidade entre as partes é o melhor caminho.
Da Redação Cidade Total