Arara Canindé é localizada em cativeiro durante fiscalização
REDUTO- Os policiais militares de Meio Ambiente, Stg Aldeir e Sd. Amaral, juntamente com fiscais do IBAMA, realizaram na tarde de ontem (10), uma fiscalização em uma residência, localizada na Rua Elizeu Emerick, em Reduto. A informação era de que, o morador tinha uma Arara Canindé em cativeiro, sem a devida autorização.
Durante a fiscalização, houve a confirmação quanto ao pássaro, que era mantido em cativeiro e, o proprietário não apresentou documento do órgão, responsável a expedir a licença.
Por ser uma espécie da fauna silvestre nativa, ameaçada de extinção devido à destruição do habitat e ao tráfico de animais, todas as providências criminais cabíveis foram tomadas pela fiscalização. Quanto as medidas administrativas, o IBAMA ficou responsável pelo respectivo auto de infração.
A Lei de Crimes Ambientais destaca, que possuir animal em cativeiro configura crime ambiental. A conduta de ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, além de infração administrativa, configura crime ambiental, nos termos da Lei 9.605/98.
Eduardo Satil/ Fotos: PM Meio Ambiente