As Aventuras de Marcelo ganham espaço nas escolas e no campo literário
A obra literária da escritora Manhuaçuense, Mônica Oliveira foi destaque no ano de 2024, e possibilitou a autora apresentar o trabalho em diversas escolas, Academias de Letras e em renomados eventos literários, ao lado de grandes escritores reconhecidos nacionalmente. Monica Oliveira conquistou espaço e reconhecimento até fora do Brasil.
A sua maneira singular para narrar a história intitulada “As Aventuras de Marcelo “chamou a atenção e, antes das férias, Mônica Oliveira foi convidada a apresentar e lançar o livro no Colégio Tiradentes e, na Escola Estadual de Manhuaçu. Os alunos e professores ficaram maravilhados com a profundeza da narrativa, riqueza de detalhes, que levam os leitores ao lugar tão lindo e envolvente.
O sonho de ser reconhecida no momento certo
A escritora Mônica Oliveira foi descoberta, a partir do lançamento do livro “As Aventuras de Marcelo”, em junho do ano passado, em Salvador (BA), sendo reconhecida com o prêmio Bahia de Literatura e Artes. A agenda começou a ficar cheia de compromisso para apresentação. Em agosto, a escritora viajou para Buenos Aires (Argentina), onde tomou posse na Academia de Letras em Buenos Aires. Mônica Oliveira também recebeu honraria pelo reconhecimento de sua obra. Homenagem também foi prestada à escritora, pela Academia Manhuaçuense de Letras.
Participou também da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, considerado maior evento cultural da América Latina, onde foi destaque por sua competência na narrativa de seu livro, e lhe rendeu homenagem na Bienal. No mês de outubro, a escritora Mônica Oliveira participou da sessão especial da Academia Mineira de Letras, dedicada ao lançamento estadual da Coleção Infame Ruído, projeto da Inmensa Editorial vinculado ao programa Sociocultural Terceira Feira. No mesmo período, a escritora teve participação na Feira Flip (Feira Literária Internacional de Paraty-RJ). Logo em seguida, Mônica Oliveira viajou para a França.
No encerramento das atividades da Câmara de Manhuaçu, em meados de dezembro, a escritora foi homenageada com o Diploma de Honra ao Mérito. Para Mônica Oliveira, o ano que passou foi de muitas conquistas e aprendizado.
“2025 está começando e, o tempo não espera. Já estou com planos relevantes, para que seja mais envolvente ainda para mim, que tanto gosto e faço da literatura minha felicidade. Muitos projetos virão pela frente, por entender que através da ucação, incentivo à leitura, admiração pela literatura pode fazer muita diferença na vida nas pessoas, bem como ajudar na transformação social”, ressalta a escritora. (Eduardo Satil).