Associação de Polícia Mirim realiza formatura em Manhuaçu
Em solenidade realizada na noite deste sábado, 24, a Associação de Polícia Mirim de Manhuaçu, realizou a formatura de mais 28 guardas mirins. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo, Osvaldo Sad, e contou com a participação de convidados, familiares, padrinhos dos formandos e diretoria da APM.
O evento simboliza não apenas a conquista individual de cada formando, mas também o fortalecimento da instituição, o ânimo para continuarem sonhando e qualificando, para ingressarem no mercado de trabalho. O momento também marcou a promoção de alguns a graduação de oficiais e praças graduados.
Os 28 formandos passaram por um período de estudo intenso, para finalmente se formarem. Eles foram avaliados em diversos momentos, além da avaliação e desempenho, dentro e fora da associação, cultivando os princípios éticos, morais da disciplina militar, respeito ao regimento interno e comportamento social. Fazem parte da 5ª turma de formandos e graduação de oficiais e praças de 2025.
O presidente da Associação de Polícia Mirim, Ronaldo Gomes Silvestre ressaltou a importância da formatura para os adolescentes, que integram a entidade. Segundo ele, mesmo enfrentando dificuldades, a diretoria não mede esforços para levar avante o projeto, que desperta cada jovem para um futuro promissor e mudança de comportamento no convívio social. “Com o trabalho desenvolvido, o projeto está ganhando expansão a outros municípios da região. Trabalhar com o jovem não é tarefa fácil. Por isso, contamos agora com pedagogo, psicólogo e assistente social, para que tenham uma evolução capaz de fazê-los entender a vida de forma diferente. Alguns já estão trabalhando, de acordo com a lei vigente. Esperamos que os comerciantes nos ajude absolver esses adolescentes”, destaca Ronaldo Gomes.
Para o comandante geral da APM, Anízio Gonçalves de Souza, a formatura representa uma nova possibilidade para a vida dos adolescentes. “Eles passarão a compreender o grau de responsabilidade, na busca de novas alternativas e chance para crescer. Estamos muito felizes, com o crescimento ético, moral e intelectual dos formandos”, pontua Anízio Gonçalves.
Em seu discurso, o paraninfo dos formandos, comandante José Antônio Fernandes, não escondeu sua alegria ao ver que cada formando estava realizando o sonho. Ao dirigir aos policiais mirins, José Antônio destacou que, o momento era de pura felicidade. “Acompanhei o dia a dia desses adolescentes. Sempre autênticos e dedicados, até esse momento tão importante para a APM e para eles. Fiquei honrado em receber o convite para ser o paraninfo da turma e, agora prosseguir na caminhada com eles”, disse emocionado. No rosto de cada formando era visível a alegria, depois de passarem um bom período de estudos, atividades e demostrando o comprometimento junto a APM. (Eduardo Satil)