Associação Polícia Mirim recebe autorização para cursos profissionalizantes
Desde o ano passado, a Associação de Polícia Mirim de Manhuaçu, criada em 30 de outubro de 2018, conta agora com um espaço invejável, para oferecer mais comodidade aos alunos. A Casa Escola está preparada e voltada para a formação profissional, moral, ética e disciplinar dos adolescentes que ingressam na instituição, através de processo seletivo. O espaço oferece salas amplas, banheiro, área externa, escritório e biblioteca para os alunos desenvolverem suas atividades e um aprendizado de qualidade, a fim de prepara-los ao mercado de trabalho.
O projeto para criar a Casa Escola, surgiu após a diretoria da APM (Associação de Polícia Mirim) perceber a procura significativa de adolescentes, em busca de uma oportunidade de aprendizagem e, a chance de estarem qualificados para exercerem atividades no comércio local. Com isso, a união da diretoria para ver o projeto em funcionamento foi preponderante, sobretudo a garantir o bem-estar aos adolescentes.
Os primeiros frutos foram colhidos, com a formatura da 1ª Turma de Policiais Mirins em março do ano passado, com a graduação de Tenentes e Capitães. Alguns já estão trilhando novos caminhos, graças aos idealistas de um projeto que tem o objetivo de acender uma esperança, em cada adolescente que passa pela APM.
Mais uma conquista para a associação
Nesta quinta-feira,6, a diretoria da APM recebeu comunicado da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego da Secretaria de Trabalho, autorizando o funcionamento de cursos profissionalizantes ao “jovem aprendiz”, que serão ministrados na Casa Escola. A entidade também foi incluída no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (CNAP/ME). Serão oferecidos cursos de assistente administrativo, auxiliar de escritório, auxiliar pessoal, auxiliar de almoxarifado e recepcionista.
Para o presidente da Associação de Polícia Mirim de Manhuaçu, Luiz Fernando Bento (Alemão), a autorização chegou num momento importante para a entidade, que já está com mais de 100 alunos cadastrados, para começarem o curso. Aqueles que interessarem estarão fazendo o curso profissionalizante escolhido. “Agora, já temos a Casa Escola que oferece total comodidade e segurança aos nossos alunos e, para ampliar nosso projeto veio a autorização para a realização dos cursos profissionalizantes. Isso demonstra que, o trabalho de toda a diretoria está sendo feito com serenidade e muita responsabilidade”, comemora Luiz Fernando.
O vice-presidente da Associação de Polícia Mirim, Uilcimar Raimundo de Oliveira reconhece que tudo isso só foi possível, graças a união da diretoria desde o momento em que a semente foi lançada. “Acreditar num projeto ambicioso como o nosso e, ter hoje o reconhecimento das pessoas é muito importante. Para nós, que agora recebemos a autorização para ministrar os cursos profissionalizantes é a certeza de que, em nossos jovens está a esperança de um futuro melhor”, ressalta Uilcimar Oliveira.
Eduardo Satil