Atleta de Manhuaçu participa da Insanity Mountain Etapa Pico da Bandeira
“Foi uma prova desafiadora, cansativa e emocionante”: Com essa frase, a atleta manhuaçuense da equipe Superação, Michele Souza Gomes definiu o nível da prova, Insanity Mountain Etapa Pico da Bandeira, realizada no último sábado, dia 25. O Trail Run é uma modalidade nova, em que a corrida é realizada em terrenos irregulares, geralmente os locais escolhidos são trilhas, costões, subidas e descidas de estrada de terra batida. Aos atletas participantes, o Insanity proporciona o autoconhecimento, viver o esporte, superar os limites e estarem bem preparados, para encararem os inúmeros obstáculos que surgem durante o percurso.
Os atletas deslocaram por volta das 5h da manhã para Pedra Menina, um tesouro precioso no Caparaó Capixaba, em Dores do Rio Preto (divisa com Minas), aos pés da entrada capixaba do Parque Nacional do Caparaó. Às 8h foi dada a largada, com 14km de subida até o cume do terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude.
Segundo a atleta, Michelle Gomes, a altitude dificultou para o desempenho de muitos atletas, que enfrentaram dificuldade para respirar devido a altimetria. “Percorridos 11 km fiquei muito tonta, sensação de vômito e mal conseguia respirar. Alguns foram resgatados pela equipe de apoio. Outros continuaram na prova. Mas consegui concluir com seis horas, o percurso de 27km”, detalha Michelle Gomes.
Ela conta que, na chegada o calor humano falou mais alto. O cansaço caiu por terra, ao ouvir os aplausos de outros atletas e do público, sabedores da dificuldade enfrentada e ter vencido os tenebrosos lugares, para concluir a prova no tempo ideal. “Minha felicidade foi enorme. Agora quero preparar, treinar bem, sobretudo altimetria, para os novos desafios. Agradeço a Secretaria Municipal de Esportes, pelo apoio financeiro e todos que torceram por mim”, conclui a atleta. As próximas etapas acontecem em Mestre Álvaro Serra-ES (Junho) e, em Forno Grande –ES (Outubro).
Eduardo Satil