Auxiliares de serviços gerais da educação participam de encontro em Timóteo

Sustentabilidade foi tema do evento que contou com visita ao Oikós e bate-papos sobre meio ambiente, saúde, plantas medicinais e autocuidado

A Fundação Aperam Acesita está promovendo o “Encontro de Auxiliares de Serviços Gerais das Escolas”, no Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós, em Timóteo. A iniciativa integra o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino e conta com as parcerias da Secretaria de Educação de Timóteo, de Governança Educacional de Coronel Fabriciano e Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE).

Mais de 400 profissionais das escolas públicas de Timóteo e Coronel Fabriciano estão participando do evento, que teve início nesta terça-feira (06/08). O Encontro tem como tema “Um futuro sustentável começa por você!” e vai até o dia 13/8, visando proporcionar momentos de interação entre os profissionais, novas experiências e aprimorar conhecimentos essenciais.

“Alcançamos a sustentabilidade com nossas atitudes. Por meio da educação ambiental podemos também compartilhar boas práticas. Desta vez, buscamos proporcionar aos participantes uma experiência em meio a natureza, apresentando o Oikós e, ao mesmo tempo, incentivando o autocuidado de forma natural”, destacou Juliana Jácome, coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita.

Nesta edição, a programação começou com uma caminhada pelas áreas do Oikós, quando foram apresentados o biodigestor, o minhocário, o meliponário e a maquete de uma bacia hidrográfica. Em seguida, os participantes tiveram um tempo de roda de conversa sobre plantas medicinais e suas funções com Maria Oliveira e Andrea Torres, do Instituto Vita; farmacêuticos da Farmácia Indiana, com um bate-papo sobre prevenção à diabetes e hipertensão. As atividades encerraram com aferição de pressão arterial, bioimpedância, entre outras orientações.

 

 

“O cultivo das plantas medicinais é simples e muito útil para a saúde no dia a dia. Como disse Paracelso, médico e físico do século XVI, a diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Então devemos usar os chás na medida certa, assim como evitar industrializados e excessos na alimentação é o que torna os procedimentos para desintoxicação eficazes”, enfatizaram Maria Oliveira e Andrea Torres Instituto Vita.

Sandra Maria Alves da Silva é auxiliar de serviços gerais na Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, em Timóteo, e sempre participa do encontro. “É a primeira vez que venho ao Oikós e fiquei encantada com o lugar. Este evento é sempre muito rico. Foi muito bom conhecer mais sobre as plantas medicinais”, comentou.

Para Janice Silva Ferreira Patrocínio, auxiliar de serviços educacionais na CEMEI Serra Azul, em Coronel Fabriciano, o encontro aumentou o desejo de conhecer mais espaços do Oikós. “Sempre que venho ao Oikós me surpreendo. É um lugar muito agradável e poder encontrar e conhecer colegas de outras escolas é sempre muito gratificante. Desta vez, a palestra do encontro me fez lembrar da minha infância, que usamos mais os chás para curar as doenças”, concluiu.

 Fonte: ASCOM Fundação Aperam