Bairro Santana recebe o Consep e Polícia Militar

Dando sequência ao que foi estabelecido, o Conselho de Segurança Pública (Consep) realizou na noite desta terça-feira, 11, mais uma reunião itinerante, com o objetivo de ouvir as reivindicações e críticas por parte dos moradores. A reunião itinerante, já aconteceu nos bairros Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, Matinha e, agora realizada na Escola Estadual Antônio Wellerson (Bairro Santana), com a presença da diretoria do Consep, conselheiros, comunidade escolar, moradores, membros da associação, Comissário de Menores, Polícia Militar e professores do educandário.

De acordo com o calendário, no Bairro Santana foi a 4ª reunião itinerante, que teve um público participativo, para ampliar o conhecimento e discutirem “segurança pública”. Outro fator que impulsionou a participação foi o episódio em meio a boato de que, em uma escola na cidade aconteceria um massacre. A falsa notícia na segunda-feira gerou preocupação dos pais, professores e mobilizou todo o efetivo da Polícia Militar, para realizar visitas tranquilizadoras e acalmar a comunidade, pois, tratava-se de ‘Fake News”. Mesmo assim, todas as instituições de Educação e de Segurança Pública ficaram em alerta.

Na oportunidade o Ten. Werner evidenciou que o Bairro e as imediações, em função da densidade demográfica apresentam índice de violência, como os fatos ocorridos no ano passado. Para a atenção mais constante por parte da Polícia Militar, o Sgt Macdarley e o Cb Dalbino são responsáveis pelo policiamento diário, a fim de garantir segurança às pessoas e ter um contato mais próximo com os moradores. Ten. Werner enfatizou a importância da comunidade “alimentar” a Polícia Militar de informações, que podem ser repassadas através do Disque Denúncia Unificado (181), sem que haja a identificação da pessoa. “A Polícia Militar está indo às escolas, realizando o monitoramento de algo suspeito nas proximidades dos educandários. Torna-se fundamental, que os pais orientem os filhos a fazerem o monitoramento dos colegas em determinadas situações, bem como pararem de disseminar “Fake News “e, sim, aprendam a buscar informações junto à Imprensa local”, disse o Oficial.

O Sgt Macdarley destacou a importância de estabelecer um diálogo entre Polícia e comunidade, para repassar informações sobre o que acontece no bairro. “Essa aproximação da Polícia Militar é um passo relevante, onde muitas informações e ações poderão ser realizadas e, assim evitar muitas ocorrências graves, como já registradas no passado”, lembrou Sgt. Macdarley.

Os moradores e a comunidade escolar ficaram felizes com o encontro, que serviu para tranquilizar os pais, que ainda estão inseguros. Para o presidente do Consep, Anísio Gonçalves, a união de todos os órgãos de segurança e, a participação do Conselho de Segurança Pública tem contribuído, para que todos possam ter a oportunidade de expressar e, através da parceria de todos buscar soluções.

Em maio, a reunião itinerante estará acontecendo no bairro Santa Terezinha e, em junho no bairro São Vicente. As datas seguirão o calendário das reuniões do Conselho de Segurança Pública.

Eduardo Satil