Café produzido em Manhuaçu é eleito o melhor de Minas
Café produzido em Manhuaçu e queijo de Vargem Bonita, da Canastra, e Alagoa, no Sul de Minas, são os campeões deste ano
Ercilei José de Oliveira, do município de Manhuaçu, na região das Matas de Minas, produziu o melhor café arábica do Estado, da safra de 2022. Na avaliação dos jurados do 19º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, a bebida tem notas de capim limão, pão de mel, melaço, rapadura, manga, goiaba, chocolate ao leite, doce de leite e casca de limão. O café preparado com os grãos revela uma acidez cítrica, com corpo denso e licoroso. Com todos esses atributos, conquistou 91,400 pontos, na escala da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), entidade internacional de referência do setor.
Para se chegar ao grande campeão, foram provadas cerca de 16,5 mil xícaras de café, durante as várias etapas de degustação.
Em solenidade realizada na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, foram premiados, nesta quarta-feira (7 de dezembro) os produtores dos melhores cafés de Minas Gerais e também os vencedores do 15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA), além dos campeões da primeira edição do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas. As competições são promovidas pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
Fonte: Agência Minas