Reportagem em vídeo: Câmara aprova projeto e declara Associação dos Autistas de Utilidade Pública Municipal

Na noite de ontem (quinta-feira, 4), em Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Manhuaçu apreciou uma pauta extensa de projetos para ciência (tramitação), Moções, Requerimentos e Indicações dos vereadores. Na reunião, os parlamentares aprovaram Projetos de Lei importantes para o município. Na reunião, também estiveram presentes representantes de classe, acadêmicos do curso de Psicologia, representantes da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Manhuaçu (AMAAM) e moradores interessados em acompanhar o trabalho do Legislativo. O ambiente estava decorado com a cor Lilás, anunciando o mês de agosto como sendo o de Combate à Violência contra as Mulheres.


Projetos em tramitação e aprovados
De autoria do vereador, Administrador Rodrigo, o Projeto de Lei que declara a Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Manhuaçu (AMAAM), como Entidade reconhecida Utilidade Pública Municipal foi aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Mães e representantes da associação estiveram na Câmara, a fim de acompanharem a votação do projeto, como mais um passo importante para o fortalecimento de um trabalho, que começou há mais de dois anos.

Durante sua fala na Tribuna, o autor do projeto, Vereador Administrador Rodrigo destacou o esforço das mães que, diariamente estão desafiando os obstáculos e darem o melhor para seus filhos. Em breve relato, ele mostrou também os avanços conseguidos até agora no município. “Os meus colegas da Câmara me parabenizando é motivo de alegria. Mas, quem merecem aplausos e parabéns são essas mães guerreiras, que aqui estão”, ressaltou o vereador.


Também foi aprovado o projeto de autoria do vereador, Inspetor Juninho Linhares e assinado pelos vereadores, Cléber Benfica, Eleonora Maíra, Gilmar Cuca, Jânio do Catinga, Kelson Santos, Rose Mary e José Eugênio que institui no município, o dia 9 de julho, como o Dia dos CAC’S e reconhece suas atividades como sendo de risco. Ainda, configurando efetiva necessidade e exposição à situação de risco à vida e incolumidade física. Além do vereador, Juninho Linhares ter dado detalhes sobre a importância da aprovação do projeto, estiveram participando os coordenadores regional do ProArmas, André Amaral e o advogado, Anízio Gomes de Souza.

O coordenador estadual do ProArmas, Danton Dorati participou on-line da reunião. O CAC é o certificado para Colecionador, Atirador e Caçador, para ter o porte de arma a nível nacional, de qualquer arma de porte velado (revólver ou pistola), de calibre permitido. O CAC poderá formular requerimento de porte de arma, com amplitude nacional sem especificação de efetiva necessidade.
Foi aprovado também pelos vereadores, o projeto de autoria da Mesa Diretora que cria no âmbito da Câmara Municipal, a Procuradoria-Geral da Mulher, determina seus objetivos, sua estrutura organizacional para atender a demanda existente. A aprovação do PL foi comemorada.

 

Confira a reportagem em vídeo sobre a reunião, feita por Téo Nazaré:

 

 

Eduardo Satil