Católicos celebram a Sexta-feira da Paixão

Momentos de devoção marcaram a celebração da Sexta-feira da Paixão,18, (Paixão e morte de Cristo), na Matriz de São Lourenço. A celebração aconteceu na Praça da Matriz, onde os fiéis renovaram a fé recordando a Vida, Crucificação e morte de Jesus Cristo.

Logo em seguida saíram em Procissão do Senhor morto, pelas ruas da cidade, cantando, rezando e ao som da matraca na procissão do Senhor, que marca a introspecção e o período de penitencias era ouvido ao longo, lembrando os fiéis do sacrifício de Jesus. Também chamava a atenção das pessoas por onde passava.

Após a procissão, a imagem de Cristo permaneceu exposta na Matriz para visitação dos fiéis, que mais uma vez demonstraram a fé, tocando na imagem e meditando sobre o sofrimento de Cristo. Todo esse momento de reflexão, serviu para encorajar os fiéis a meditarem sobre Cristo e, a se unirem a ele em sua Paixão preparando-se para a alegria da ressurreição no Domingo de Páscoa.

Sábado de Aleluia

O Sábado Santo, também conhecido como Sábado de Aleluia, é o dia entre a crucificação de Jesus na Sexta-feira Santa e sua ressurreição no Domingo de Páscoa. É um dia de silêncio e espera, representando o tempo em que Jesus permaneceu no túmulo. O altar permanece desnudo e o sacrário vazio, simbolizando a ausência de Cristo. Os fiéis poderão participar de mais um momento da Vigília Pascal, às 19h na Matriz. (Eduardo Satil)