Católicos celebram Corpus Christi em Manhuaçu

Após dois anos sem celebrar, devido ao Coronavirus, os fiéis puderam participar

Centenas de fiéis acompanharam na noite desta quinta-feira,16, a procissão de Corpus Christi, em Manhuaçu. Embalados pela fé, participaram da celebração da Santa Missa na Matriz de São Lourenço, presidida pelo pároco, Padre Carlos Altóe e concelebrada por Padre Rafael Henrique.

Durante a homilia, Padre Rafael chamou a atenção de os todos participantes, para o momento em que é celebrado o Corpus Christi, que tem um significado muito forte para toda a humanidade, pois significa o Corpo de Cristo. Assim recebemos na Eucaristia, pão e água transformados em Cristo. A festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. “A partir da celebração, podemos mudar as atitudes ao olharmos para tantas pessoas famintas.  O pão é a necessidade de todos nós. Por isso, Jesus manifesta como pão.  Somos convidados para essa transformação, assim como o Pão e Vinho, doar a vida aos outros, para que haja verdadeira mudança na nossa vida também”, disse Padre Rafael Henrique.

Após a missa, os fiéis saíram em procissão pelas principais ruas, sobre o tapete colorido preparado pelos paroquianos, que faz parte da tradição de celebrar o mistério da eucaristia. O primeiro Altar montado foi na Rua Juventino Nunes (Subida da Petrina), o segundo na Igreja Santo Antônio e o terceiro Altar em frente à Escola Estadual Monsenhor Gonzalez. O encerramento da celebração aconteceu em frente a Matriz de São Lourenço, com a Benção do Santíssimo Sacramento.

Celebração nas paróquias Bom Pastor e São José

Na Matriz do Bom Pastor, os fiéis começaram bem cedo os preparativos para a realização da procissão, celebração do Corpus Christi e a Santa Missa, que contou com a participação de centenas de fiéis. A s ruas principais receberam um colorido todo especial, com a ornamentação de tapetes.

Os fiéis da Paróquia São José, acordaram bem cedo e deram início aos desenhos dos inúmeros tapetes, por todas as ruas do bairro Bela Vista. Com apenas um ano de instalação, a nova paróquia trouxe belíssimas mensagens na ornamentação.

Eduardo Satil

Confira as fotos da celebração com “click” de Eduardo Satil e Waltinho Fotógrafo.