Coamma discute situação de queimadas e orçamento participativo

Para dar suporte e discutir os problemas enfrentados diariamente nos bairros e, ampliar as discussões sobre a participação popular junto a outros segmentos, tem sido uma tarefa diária do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu. Com isso, o conselho tem se reunido com as lideranças comunitárias mensalmente, para compartilhar experiências na busca de soluções. Durante a reunião neste domingo, dia 12, a diretoria do Coamma com os presidentes de associações serviu para alinhar várias ideias, a serem colocadas em prática em cada comunidade.

A presidente do Coamma, Marines Bragança destacou durante o encontro, a importância da ação efetiva de cada presidente de associação, para que as conquistas efetivamente aconteçam. Ganhou tônica no encontro, a participação do órgão na reunião do Conselho Municipal de Esportes, bem como o processo de cadastramento que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, para saber quantas modalidades esportivas existem no município, número de atletas, para estarem inseridos no programa Bolsa Atleta, que começa a ser discutido. As inscrições foram prorrogadas até o dia 8 de outubro.

Foi abordado ainda, a participação do Coamma na reunião do Conselho Municipal de Trânsito, para definir o que será trabalhado durante a semana do trânsito, que acontecerá entre os dias 18 a 25 de setembro.  O que mais preocupa é a falta de conscientização, faixa de pedestre e o desrespeito de motoristas, motoqueiros e ciclistas.

 

Outra preocupação do Conselho das Associações que está se tornando cena comum, são os incêndios provocados nas pequenas reservas existentes nos bairros Catuaí, Petrina e Bom Jardim. A situação da degradação ambiental está se agravando e, será tema de uma reunião na próxima terça-feira, 15, na Casa de Cultura, às 19:30h. “Precisamos tomar medidas, pedir ação enérgica aos órgãos competentes, para apurar responsabilidade e aplicar a legislação. Não dá para ficarmos assistindo à degradação ambiental, fogo destruindo tudo e acharmos uma coisa normal”, disse a presidente do Coamma, Marines Bragança

Orçamento Participativo: uma grande conquista

As associações de moradores tiveram participação ativa, na elaboração do Orçamento Participativo, que aconteceu no mês de maio, com a realização de audiências públicas, em vários bairros e distritos. Foi um momento importante, para cada comunidade expor as necessidades e, ainda elencar as prioridades de obras. Todo esse trabalho será culminado, com a reunião marcada para o próximo sábado, dia 18, na Câmara Municipal. A reunião terá início às 13h e encerramento previsto para às 17h. A equipe técnica de governo e os presidentes de associações estarão elegendo as prioridades, para o Orçamento Participativo 2022. “Esse é um momento para celebrar. Através dos encontros que tivemos, as lideranças puderam mostrar a força, determinação e o que se faz necessário para desenvolver a sua comunidade”, destaca Marines Bragança.

Eduardo Satil