Coamma participa do lançamento do Orçamento Participativo Digital

A diretoria do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA) e alguns presidentes de associações participaram neste domingo,18, da reunião sobre o Orçamento Participativo Digital. Participaram ainda, a prefeita Maria Imaculada, secretários municipais, vereadores e equipe de governo.

Na abertura da reunião, a presidente do Coamma, Marines Bragança destacou a importância do momento para as associações de bairros, que terão a oportunidade de estarem manifestando, apontando e acompanhando as ações que serão propostas para melhorias em cada setor. Também enalteceu a iniciativa da administração municipal que, de forma corajosa propôs a discussão democrática e participativa das lideranças comunitárias.

A prefeita, Maria Imaculada Dutra disse que esse momento vem coroar sua promessa de campanha, dando abertura para que a comunidade participe do governo, apontando prioridades e acompanhando o que será feito. “Quero enaltecer a participação do Coamma, através da Marines Bragança na elaboração do Orçamento Participativo. O que for proposto por cada líder comunitário, a administração municipal estará atendendo e valorizando as comunidades”, ressaltou a prefeita.

A dinâmica do Orçamento Participativo Digital foi apresentada pelo Secretário de Planejamento, Roberto Fully, dando ênfase à importância da participação das lideranças comunitárias, sociedade civil organizada apresentando as demandas necessárias e elegendo as prioridades. Explicou ainda que, o Orçamento Participativo é o momento em que a comunidade e o Governo Municipal se juntam, para discutir democraticamente os investimentos que devem ser feitos pela Prefeitura. A própria comunidade decide onde será aplicada parcela significativa das receitas municipais, com o compromisso da administração de que, a decisão será respeitada e cumprida.

A participação das lideranças acontecerá de três formas. Poderão ser encaminhadas as sugestões através da fanpage da prefeitura, participação por representação e reuniões em conjunto com o Coamma. As reuniões começam no dia 27 de abril, seguindo o cronograma elaborado pelo Coamma e encerrarão no dia 21 de maio. Serão realizadas nos bairros e também nos distritos. Em setembro, o Orçamento Participativo será encaminhado à Câmara de Vereadores.

Para a presidente do Coamma, Marines Bragança, o momento é de expectativa e significativo junto ao Poder Executivo. Pela primeira vez, as lideranças comunitárias são convidadas, com o objetivo de estarem apresentando as demandas dos bairros e, assim fortalecerem as ações, para melhorias na condição de vida dos moradores”, destaca Marines Bragança.

Eduardo Satil