Coamma realiza reunião com lideranças e discute avanços

O Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma) realizou neste domingo, 12, a 4ª reunião ordinária, para ampliar as discussões e fortalecer a ideia com relação às questões ambientais, bem como buscar novas lideranças para estarem multiplicando as ações, com o propósito de viabilizar a participação de estudantes, no sentido de serem integrantes de uma sociedade que sonha com mudanças, o desenvolvimento e a sustentabilidade.

Embora com um número reduzidos de presidentes de associações, a presidente do Coamma, Marinez Paulo Bragança fez uma rápida explanação quanto à apresentação dos 500 dias de governo municipal. Segundo ela, das ações que foram apresentadas durante a comemoração, muitas obras executadas foram prioridades levantadas durante o Orçamento Participativo, que aconteceu no ano passado, em que todas as associações ligadas ao Coamma puderam participar, propondo as ações necessárias.

Na reunião, os presidentes de associações avaliaram as atividades relacionadas à Semana Mundial do Meio Ambiente, organizada pelo Coamma entre os dias 1º a 5 de junho, que contou com palestra realizada pela advogada e professora universitária, Alessandra Portela, com participação da Escola Estadual Antônio Wellerson, além dos alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente (CEM). No último domingo foi realizada a caminhada com o grupo Só Dellas e, o I Seminário de Desenvolvimento Sustentável realizado na última terça-feira, 7 de junho. “De nossa parte já começa a preocupação com as queimadas. Agosto está se aproximando e, como forma de prevenção estaremos convidando o Corpo de Bombeiros para a próxima reunião, para nos passar as orientações práticas, a fim de evitar novos incêndios e degradação ambiental”, explica a presidente do Coamma, Marinez Bragança.

A importância da participação popular

A cada dia, torna-se mais importante a participação popular e associações nas decisões de determinados assuntos, que sejam pontuais para o desenvolvimento da cidade. Os projetos que envolvem a cidade devem ter, como principal objetivo, melhorar a infraestrutura do local em que as pessoas vivem. Nesse sentido é fundamental, que a população, através de associações participem com sugestões e acompanhamento do que está sendo realizado.

As pessoas que governam precisam conscientizar de que, a participação da sociedade civil é um passo importante na construção de projetos públicos, e deve ter foco na transparência. O Coamma tem sempre estimulado o exercício da cidadania, na mobilização das comunidades nas ações que sejam benéficas aos moradores de cada bairro, para que a administração pública possa conciliar as demandas da sociedade, com as necessidades de interesse público.

Eduardo Satil