Começam as inscrições para o Concurso de Qualidade de Café de Manhuaçu
Estão abertas as inscrições para o Concurso de Qualidade de Café de Manhuaçu 2024. A competição atrai dezenas de produtores, considerada a maior participação de agricultores familiares. Esse será o 11º Concurso Municipal e, para esse ano os participantes estarão concorrendo a mais de 30 mil reais em prêmios. A realização é da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater-MG.
Os produtores rurais têm até o dia 6/9 para preencher a ficha de inscrição e entregá-la, junto com as amostras concorrentes, no escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), em Manhuaçu.
De acordo com um dos integrantes da Comissão de Avaliação, Paulo Cesar (PC) da Emater, as amostras já começaram a ser entregues para o concurso. Ele lembra que, as amostras precisam ser de 2 kg de café Arábica preparados, com umidade entre 10 a 12% e tipo2. O produtor precisa ser cuidadoso, pois, as amostras servirão para o concurso municipal, regional e estadual de café. “Temos observado que, ao longo dos anos, os produtores têm aplicado o conhecimento qualificado, com evolução por parte de quem está trabalhando no campo, e disputando sempre de igual para igual. As Matas de Minas está sempre despontando e vencendo concursos”, destaca Paulo Cesar.
Para esse ano, haverá as categorias de café cereja descascado e café natural. Cada categoria terá cinco participantes. Paulo Cesar alerta aos produtores, que não deixem para a última hora a entrega, a fim de evitar correria e atropelo. A lisura na avaliação tem sido uma característica importante no Concurso Municipal de Qualidade de Café, haja vista que, não possui a identificação do participante e, sim, somente o número de cada amostra. Outra novidade para esse ano, devido a situação climática está sendo exigido Peneira 15 acima, vazamento máximo de 5% e Umidade de 10 a 12%. (Eduardo Satil)