Comércio fechado nessa segunda de carnaval no Vale do Aço

Confira como será o funcionamento do comércio lojista e de gêneros alimentícios até quarta-feira, 5 de março

O comércio varejista e de gêneros alimentícios das cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo tem mudanças no horário de funcionamento durante esse Carnaval. Apesar do período festivo, o Carnaval não é feriado e o horário de funcionamento dos supermercados e demais estabelecimentos do setor alimentício, assim como o comércio lojista, segue as negociações das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o Sindcomércio e os sindicatos dos empregados do comércio.

As atividades consideradas essenciais, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, têm autorização para funcionar normalmente. E nesta segunda-feira (03/03), devido ao Dia dos Comerciários, o comércio varejista e de gêneros alimentícios fica fechado em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo – incluindo lojas em shopping e centros comerciais.

Já nesta terça-feira, dia 4 de março, apenas o comércio lojista permanecerá fechado, devido aos ajustes no calendário de 2024 para compensação do horário especial de Natal e do funcionamento durante as datas comemorativas. Esse fechamento aplica-se às empresas que cumpriram expediente ampliado no ano anterior. Contudo, estabelecimentos de gêneros alimentícios, como supermercados, açougues, mercearias, peixarias, varejões, sacolões, hortifrútis, além de empresas de material de construção, autopeças e similares, funcionarão normalmente.

 Na quarta-feira, dia 5 de março, o funcionamento será normal para supermercados, açougues, varejões e demais estabelecimentos do segmento alimentício, bem como para empresas de material de construção, autopeças e similares.

Já os estabelecimentos comerciais lojistas terão funcionamento diferenciado. Em Coronel Fabriciano e Timóteo: as lojas estarão fechadas, como compensação pelo expediente ampliado nas vésperas do Natal e demais datas comemorativas de 2024. Em Ipatinga o funcionamento será em horário reduzido, das 14h às 18h, também como forma de compensação.

Fonte: ASCOM Sindcomércio Vale do Aço