Comitê Covid-19 se reúne e Forças do Estado iniciarão campanha em Manhuaçu

O Comitê Extraordinário Covid-19 reuniu na tarde desta terça-feira,01, de forma virtual, para discutir o avanço da Covid-19 no município. Desde a última semana, o estado colocou 106 cidades em estado de alerta. Manhuaçu, Manhumirim e Lajinha estão entre as cidades, que estão sendo acompanhadas devido ao alto índice de contaminação.

O Boletim Epidemiológico aponta que já são 5.584 casos confirmados e, já somam 165 mortes no município. Diariamente, a Unidade de Apoio Respiratório (UAR) está realizando entre 130 a 170 consultas por dia, trabalhando com o máximo de sua capacidade. A UTI Covid-19 do Hospital Cesar Leite, também mantem 100% de sua capacidade de ocupação.

De acordo com o presidente do Comitê Extraordinário Covid-19, Silvério Afonso, os dados foram apresentados aos integrantes do Comitê para uma avaliação, bem como os números apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde. Mesmo assim, o Comitê decidiu que, não fará nenhuma mudança no funcionamento do comércio e restrições para circulação de pessoas. “Ficou acertado que, diante do quadro preocupante e crescente de disseminação da doença, o próprio estado estará iniciando nesta quarta (2) uma campanha robusta em Manhuaçu, para conscientizar a população sobre a importância de seguir o protocolo sanitário e, as recomendações das autoridades de saúde”, destaca Silvério Afonso.

Dinâmica da campanha em Manhuaçu

A campanha em Manhuaçu será feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde e Forças de Segurança, juntamente com a Prefeitura Municipal de Manhuaçu e da Fundação João Pinheiro. O objetivo será o de conscientização sobre a importância do uso da máscara. Serão distribuídas 30 mil mascaras, para a população manter a prevenção do contágio da Covid-19.

De acordo com as informações, as máscaras serão distribuídas em ações conjuntas e individuais de cada entidade, em turnos e dias alternados, em pontos de maior circulação da cidade como na região da rodoviária, do Coqueiro, Realeza e Vila Nova. Também haverá distribuição durante visitas das equipes de saúde da família, equipes policiais militares, vistorias de prevenção a incêndio do Corpo de Bombeiros e, durante expediente das instituições participantes da campanha, que será realizada em Manhuaçu durante duas semanas.

Eduardo Satil