Comunidade São José será elevada à Paróquia.

                    Novo pároco já foi designado pela Diocese

Manhuaçu- A comunidade católica São José já vive uma expectativa, para celebrar com alegria à elevação de Paróquia São José. A solenidade de elevação acontecerá no dia 18 de julho, às 15hs, com a presença do Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, para todos os atos públicos e singulares, para a instalação da nova paróquia.

O processo para a criação e elevação da Comunidade São José à Paróquia foi bastante rápido, a partir da manifestação dos participantes da comunidade e a Paróquia São Lourenço.

Alguns detalhes são fundamentais para serem avaliados nesse processo, sobretudo a estrutura e base territorial de abrangência. Assim, o Conselho Presbiteral avaliou que, a comunidade é grande fisicamente e bem localizada. Houve também, a acolhida das pessoas da comunidade para a criação da Paróquia e, a vontade o Bispo Diocesano em criá-la. A nova paróquia terá sob sua responsabilidade 16 comunidades rurais (sendo 4 na cidade) que até então são abrangidas pela Paróquia São Lourenço.

Será um momento especial para o povo católico, pertencente à Comunidade São José, que certamente será um lindo cartão postal da cidade, devido a sua localização no ponto mais alto entre os bairros Bela Vista e Lajinha.

Para o Formando/Seminarista, João Victor Moura, (pertencente a Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora), atualmente em Maracanaú (CE),o momento era esperado.  Mas não um sonho, pois o olhar de todos era mantido em Jesus, que se revela no Evangelho e nos pobres e, também nos trabalhos propostos pela Paróquia São Lourenço. Portanto, não tinham ciência desse projeto de Deus, na vida da comunidade. Projeto grandioso e, graças a Ele foi concretizado.

Ao falar do significado para toda a comunidade, o Formando/ Seminarista, Joao Victor Moura destaca que, todos sentem uma alegria imensa. “Sou filho da comunidade e, a mesma está sendo elevada a Paróquia. Também me sinto comprometido, mesmo não participando da comunidade, mas comprometido em evangelizar quando eu por aqui passar, visitar, acolher, conversar, aconselhar”, destaca João Victor Moura. Ele ressalta que haverá a necessidade de todos, assim como a nova paróquia tomar iniciativas, dar exemplos e assistência.  João Victor Moura cita que, o sentimento maior que lhe move é de Gratidão a Deus, às pessoas, aos Padres Sacramentinos que estão e que passaram pela paróquia São Lourenço. Também a todo o povo de Deus, que ajudou a comunidade a ser elevada à Paróquia São José.

O morador, Gabriel Gonçalves Guerra, da nova Paróquia São José, também expressou sua alegria. “Nós católicos, estamos eufóricos e ansiosos com a chegada da nova paróquia (3ª paróquia da sede do município de Manhuaçu). Fomos agraciados pela Diocese de Caratinga, com a elevação à “Paróquia São José”. Como morador do bairro Bela Vista, que é parte da comunidade, posso afirmar que estou muito esperançoso por esta ampliação do projeto evangelizador. A nova paróquia será administrada pelo Pe. Willis, padre diocesano. Estamos nos preparando para receber, o Padre Willis, que será o administrador, a Diocese, seus familiares, os paroquianos de Carangola que virão entrega-lo”, disse.

Novo pároco designado pela Diocese de Caratinga

Padre Willis de Oliveira Gama, estará à frente da nova Paróquia São José. No último domingo (4), padre Willis despediu da Paróquia Nossa Aparecida, de Carangola, onde atuava desde sua criação, em 12 de abril de 2014.  Desde sua fundação, o jovem padre Willis de Oliveira Gama esteve à sua frente, dinamizando sua vida paroquial. “Após sete anos de convivência, ele deixa a sua missão em nossa Paróquia, e avança para a nova missão na Paróquia São José, na Cidade de Manhuaçu”, disse um dos paroquianos.

Eduardo Satil/ Fotos: João Victor e Gabriel Guerra.