Conselho das Associações de Manhuaçu discute eleições dos bairros

O Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma), entidade responsável pela organização das associações existentes de cada bairro, inicia o processo para a realização da escolha da diretoria de cada associação.

Por isso, a diretoria do Coamma esteve reunida, com o objetivo de iniciar o trabalho de divulgação, dinamizar o início das ações nos bairros, afim de possibilitar que os moradores possam participar de mais um momento ímpar da entidade, partilhar experiências e unir forças. Como aconteceu há exatos dois anos, as eleições serão através do processo unificado, em que todos os bairros e comunidades rurais onde existem associações estejam realizando o “pleito” no mesmo dia, ou seja, no último domingo do mês de julho (25). Para esse ano, o Coamma estará realizando as eleições, através de plataforma digital devido a pandemia.

Os atuais líderes de cada localidade, passarão a trabalhar a questão junto aos moradores, sobretudo os que demonstrarem interesse no papel de liderança com determinação, dedicação e sabedores de que, o trabalho voluntário requer esforço, coragem e espírito comunitário.

Passo importante das lideranças

A participação popular na vida da comunidade, na formulação de outros movimentos nos bairros tem mostrado que vale a pena acreditar. Bem recente, as associações de moradores foram mobilizadas pelo Coamma, para participarem na construção do Orçamento Participativo do próximo ano, apontando as necessidades em cada bairro, elaborando propostas, além de implementação e fiscalização das políticas públicas na vida da comunidade.  Os gastos do dinheiro público e outros investimentos serão acompanhados, pelos líderes comunitários.

Para a presidente do Coamma, Marines Bragança, esse momento ganhou amplitude e notoriedade sem precedentes, contribuindo para aumentar tanto a eficácia e abrangência das ações públicas, como a capacidade de formulação dos movimentos sociais. “Precisamos ampliar as nossas ações, organizar cada entidade para fortalecer o trabalho e, isso exige que tenhamos líderes capazes. Já temos uma conquista, com a participação no Orçamento do município e, com certeza exige mais responsabilidade frente a entidade”, ressalta Marines Bragança.

Eduardo Satil