Conselho de Associações realiza encontro com a participação do Procon Municipal
O Conselho de Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma) recebeu, na manhã deste domingo, 7, representantes de associações de moradores, para juntos buscarem as soluções e força, diante das necessidades em cada bairro. A reunião contou também com a participação da Procuradora Jurídica do Procon, advogada Mayara Santiago, com a finalidade de falar sobre a atuação do órgão, que zela e defende o direito do consumidor. A advogada abordou temas como superendividamento, mercado virtual, empréstimo consignado e os alvos dos golpistas na atualidade. O Procon de Manhuaçu foi constituído em março de 1994, graças a iniciativa do Coamma, através do líder comunitário, Benoni da Paixão, que tão logo soube da vontade do Estado para a implantação do órgão, não hesitou em mobilizar o Executivo, Legislativo e a comunidade, a fim de cobrar a criação do órgão fiscalizador no município.
Por mais que seja falado, as pessoas ainda desconhecem que existe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que é uma estrutura de âmbito federal, mas que se repete nas demais esferas de governo, através dos Sistemas Estadual e Municipal de Defesa do Consumidor. Dentro desta estrutura, o Procon é o primeiro instrumento que o consumidor procura para reclamar questões de consumo.
A Procuradora Jurídica do Procon, Mayara Santiago destacou as ações desenvolvidas, o atendimento realizado, a forma com que os golpistas estão abordando as pessoas, que acreditam na possibilidade de um empréstimo fácil. Segundo ela, os golpes estão sendo aplicados de diversas maneiras, sobretudo a aposentados, pensionistas, servidores públicos e outros beneficiários do INSS. “ As pessoas precisam ficar atentas, não acreditarem em ligações oferecendo empréstimo e, antes de contratar, conheça seus direitos e avalie as menores taxas de juros existentes no mercado. Qualquer dúvida sobre serviços, empréstimos, contratos procure o Procon, que funciona na Rua Monsenhor Gonzalez, 745”, orienta a advogada Mayara Santiago.
Para a presidente do Coamma, Marinez Bragança, temas atuais e de interesse coletivo estarão sempre na pauta de reuniões. Ela ressalta que, a comunidade precisa se informar e, assim evitar prejuízos. Ao mesmo tempo, evitar que golpistas pratiquem suas ações criminosas.
Eduardo Satil