Conselho de Promoção da Igualdade Racial é reativado em Manhuaçu
Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira,20, membros da Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu participaram da reativação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, juntamente com a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus Mariano e equipe técnica. Por um longo período, o Conselho ficou praticamente desativado.
Foi escolhido para ocupar a função de presidente, o professor Luciano Lima, que terá como seu vice-presidente, o Educador Físico, Fernando Rocha de Jesus; 1º secretário, professor Marco Antônio Cabral e 2º secretário, Cláudia Maria Gonçalves de Souza Santos. O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) é um órgão colegiado de caráter consultivo, integrante da estrutura básica da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, composto por integrantes da sociedade civil e governo municipal, para ser paritário em suas decisões, competências e funcionamento.
A Constituição de 1988 definiu a criminalização do racismo e, ao longo da década de 1990, houve uma aproximação maior entre os movimentos negros e o Estado brasileiro. Abriu-se também um espaço, para uma participação ampliada da sociedade civil no desenvolvimento de políticas de reconhecimento da contribuição histórica e cultural da população negra.
Em Manhuaçu, o Conselho foi criado em 2005, e sempre lutou por políticas de combate ao preconceito e à desigualdade racial. Agora, com essa nova reestruturação e pessoas novas assumindo a diretoria, haverá o comprometimento e determinação para sequenciar todo o trabalho. “Estaremos realizando nossas ações, porque entendemos que as políticas públicas só acontecem com a nossa participação consciente. Trabalhar de forma saudável, para conquistar cada vez nossos direitos e sermos respeitados”, detalha o professor Luciano Lima. A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus Mariano disse, que todo apoio será dado à diretoria, para fortalecer as ações. “Estarei sempre à disposição, para atender a todos e, assim contribuir para o sucesso do Conselho de Promoção de Igualdade Racial”, disse Eleni de Jesus. A posse dos novos membros do COMPIR ainda não foi marcada pelo Executivo.
Eduardo Satil