Conselho de Trânsito discute Estacionamento Rotativo e coleta de lixo

O Conselho Municipal de Trânsito realizou na tarde desta quinta-feira, a segunda reunião do ano, com a participação de conselheiros e representantes do Executivo, que aproveitaram para apresentar o que vem sendo feito na fase inicial de implantação do Estacionamento Rotativo.

A reunião foi coordenada pelo Capitão Túlio (11º BPM), que tem demonstrado entusiasmo nas discussões e ações, que podem facilitar a fluidez do trânsito no perímetro urbano. O engajamento para a melhoria do trânsito é um desafio para cada conselheiro, que torce pelo bem-estar dos usuários das vias, além de manter o foco nas ações para a conscientização dos motoristas, passageiros, motociclistas e pedestres.

Como forma de reduzir o transtorno causado pela coleta de lixo na área a central, o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana (SAMAL), Kilder Perigolo   explicou que tem aplicado vários métodos, para não causar tanto transtorno na coleta de lixo nos bairros e área central. Disse ainda, que está trocando os containers por lixeira subterrânea. Agora, elas estão sendo instaladas nas praças Cordovil Pinto Coelho, perto da Casa de Cultura, Rodoviária e Coqueiro (Doctum).

Está sendo estudada a possibilidade de instalar uma outra lixeira, nas proximidades do ponto de ônibus da Avenida Getúlio Vargas (próximo a padaria). Cada lixeira custa R$ 120.000,00 para o município. Também foi discutida a possibilidade de a coleta de lixo ser feita à noite, para amenizar o impacto no trânsito. Durante o dia, em alguns pontos, a parada do caminhão para esvaziar os containers colabora para o caos no trânsito.

Estacionamento Rotativo prestes a iniciar

O Secretário Municipal de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires informou que, os ajustes estão acontecendo para dar início à cobrança do Estacionamento Rotativo. A pintura da faixa no sentido vertical terminou nesta quinta-feira, dia 8. Agora será iniciada a pintura horizontal. Muitas pessoas ainda não estão entendendo o que está acontecendo, mas de pouco a pouco as informações estão sendo canalizadas, sobre a mudança do trânsito na cidade. Rotacionar a vaga após duas horas será obrigatória, para que o espaço seja deixado para outra pessoa.

Conforme o esperado, muitas pessoas têm perguntado sobre o funcionamento do Estacionamento Rotativo nas ruas do Centro de Manhuaçu. As placas já estão sendo instaladas, mas a cobrança e fiscalização só começa no dia 26/02. Por enquanto, os motoristas e motociclistas podem estacionar tranquilamente e, sem medo de serem multados ou terem carros guinchados.

As ruas iniciais estão na área central da cidade. “Nos próximos dias, a empresa responsável estará intensificando a divulgação junto à população. Com a participação e compreensão de todos, podemos melhorar nosso trânsito”, disse Carlos Augusto. Para o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Cap. Túlio, a reunião teve resultados positivos com muitos esclarecimentos e, apontamentos considerados relevantes.

Eduardo Satil