Conselho Municipal de Educação discute ações para melhorias no atendimento
Com o objetivo de cumprir seu papel com responsabilidade, o Conselho Municipal de Educação tem se desdobrado, para conhecer a realidade das creches e escolas municipais, orientar sobre a importância da organização e observar como está sendo prestado o serviço à comunidade.
Ao mesmo tempo, busca conhecer o trabalho desenvolvido por outros órgãos, que podem auxiliar no desenvolvimento de projetos e elaboração de ações, para o bom resultado na educação a nível municipal.
Durante a reunião realizada nesta quinta-feira,16, os conselheiros receberam a visita da presidente do Conselho Tutelar, Maria Aparecida Silva, para falar sobre o trabalho desenvolvido, demandas encaminhadas e respostas dadas àquelas situações que envolvem criança e adolescente. Segundo ela, a cada dia a demanda aumenta em todos os aspectos de vulnerabilidade, desestrutura e necessidade de acompanhamento.
Situação de encaminhamento de crianças para serem atendidas em creches e escolas tem crescido e, o Conselho Tutelar acompanha os casos. O município de Manhuaçu conta com mais de 90 mil habitantes e, já deveria estar pensando na criação de mais um Conselho Tutelar para atender as demandas. “Fazemos visitas às famílias, encontramos crianças em estado de vulnerabilidade e tomamos as medida de proteção, para zelarmos pelos direitos da criança e do adolescente. Trabalhamos da forma que está no Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem seus direitos violados”, detalhou Maria Aparecida Silva.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Andreia Lima apresentou também relatórios de visitas realizadas nas escolas e creches, para inspecionar o trabalho e se as estruturas estão atendendo as necessidades. “Temos encontrado situações que nos chamam a atenção. Precisamos evoluir muito, no tocante a forma de administrar as entidades. Temos feito relatório de cada visita, repassado ao Secretário de Educação e exigido ação imediata”, conclui Andreia Lima.
Eduardo Satil