Conselho Municipal de Educação discute plano de ação para 2024
Com o objetivo de alinhar ideias, definir projetos e o plano de ação para 2024, os membros do Conselho Municipal de Educação se reuniram nesta quinta-feira,7, para discutir como será o trabalho de visitas às escolas e creches, estratégia de ampliar a divulgação das ações, para que a comunidade conheça a atuação, o trabalho a ser realizado junto à Secretaria de Educação, para incentivar a leitura, valorizar experiências e os profissionais responsáveis pela multiplicação do conhecimento nas escolas.
Sob a presidência da professora, Andreia Pereira Lima, o conselho recebeu a visita do Secretário Interino da Educação, Daniel Vieira, que substitui o Secretário Titular, Eduardo Portilho. Em rápidas palavras, o Secretário Interino disse que pretende realizar o trabalho em parceria com o Conselho de Educação e comunidade escolar, para alcançar bons resultados. Daniel Vieira disse ainda, que, ao assumir a pasta na última sexta-feira, (1º de março) está reiterando de algumas situações, demandas que estão chegando diariamente e, ao mesmo tempo a vontade de atender cada pedido, pois reconhece que são coisas necessárias. Os desafios são muitos e, em todos os aspectos. Nas escolas faltam funcionários para todas as funções e, embora candidatos sejam chamados para os respectivos cargos, desistem devido a remuneração e a distância do local de trabalho.
Para o Secretário Interino foi passada uma demanda, que se arrasta desde o ano passado. A comunidade escolar e o conselho já cobraram a instalação de portas nos banheiros da escola, que funciona no bairro Ponte da Aldeia. O Secretário demonstrou preocupação, e disse que tomará providência o mais rápido possível.
O Conselho Municipal de Educação tem como finalidade deliberar, orientar e assessorar a administração municipal, na adequação das diretrizes e bases da Educação Nacional e Estadual às necessidades e condições do município. O órgão é composto por representantes de vários seguimentos, sobretudo entidades ligadas à educação. Com a primeira reunião do ano, o Conselho Municipal de Educação reafirma seu compromisso com o desenvolvimento educacional do município, buscando sempre a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes manhuaçuenses.
Eduardo Satil