Conselho Municipal de Educação elege diretoria executiva
Com o firme propósito de acompanhar, fiscalizar e fortalecer a educação no município, o Conselho Municipal de Educação vem, ao longo dos anos debruçando sobre projetos e apresentando propostas para que haja o desenvolvimento no ensino básico, sobretudo, o incentivo à leitura nas escolas municipais. Luta também para que haja melhoria na estrutura escolar, motivação aos profissionais da área e a busca do saber.
Seguindo as diretrizes propostas desde sua formação, o CME realizou na manhã desta terça-feira,25, a eleição para a escolha dos novos componentes da mesa diretora. Foi eleita presidente do Conselho, por aclamação, a professora Andreia Lima, vice-presidente, Zandra de Fátima Lopes Rocha, Secretária Telma Natal da Silva e 2º Secretário, Eduardo Satil. O conselho é composto por representantes do Poder Executivo, sociedade civil, além de escolas estaduais, municipais e privadas. Agora, novos desafios serão enfrentados pela diretoria e membros do CME, para as constantes mudanças que vêm ocorrendo na educação.
Entre as atribuições que competem ao conselho, evidenciam-se a participação na elaboração das políticas públicas para a educação do município; avaliar e manifestar-se sobre o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual – relativos à Educação-; fiscalizar a aplicação de recursos públicos e aqueles oriundos dos convênios, doações e outros; emitir parecer, quando solicitado, sobre propostas de convênios educacionais, entre outras atividades.
A professora Celeste Fraga, que por duas vezes consecutivas assumiu a presidência do CME disse na reunião, que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido. “Eu sempre amei e amo a educação. Continuarei caminhando com vocês, participando ativamente para que tenhamos dias melhores na educação, em nosso município”, destacou.
A nova presidente eleita, Andreia Lima ressaltou a importância de um conselho forte, participativo e com foco na qualidade do ensino nas escolas. Pediu o empenho de cada conselheiro, para um trabalho profícuo e harmonioso.
Eduardo Satil