Conselho Municipal de Educação recebe alunos do Curso Técnico Ambiental
Para fortalecer mais suas ações, o Conselho Municipal de Educação tem sempre buscado estabelecer parceria, através de instituições que zelam pela educação de qualidade, que incentivam avanços, principalmente trabalhos voltados às questões ambientais.
Com o comprometimento de conhecer e alavancar novos projetos, os integrantes do Conselho de Educação receberam na noite desta quinta-feira,30, as alunas do Curso Técnico em Meio Ambiente, Gislaine Machado, Glauciene Teixeira, Cássia Ferreira e Emanuelle Cristina. Elas aceitaram o convite da presidente do Conselho, professora Celeste Fraga, para a apresentação do projeto desenvolvido quanto ao uso da coleta seletiva nas escolas e, ainda a possibilidade de ser trabalhado junto à comunidade, a partir da conscientização para a separação do lixo produzido em casa, destino correto e até mesmo a venda do que é reciclável.
O trabalho foi apresentado pelos alunos do projeto “Trilhas de Futuro”, do Centro Educacional de Manhuaçu (CEM), durante a Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Coamma, na Escola Estadual Antônio Wellerson. Para a equipe, o objetivo é discutir e expandir a ideia para a implantação nos estabelecimentos de ensino, para que busquem o reaproveitamento dos resíduos sólidos, além de conscientizar toda a comunidade, a fim de que possa enxergar que é possível conservar o meio ambiente limpo, menos poluído e mais saudável. A intenção é realizar um trabalho de divulgação, conscientização nas escolas municipais, estaduais e particulares, para a implantação da coleta seletiva e separação dos resíduos.
A líder do grupo, Gislaine Machado, conta que, ao perceber nas pessoas a falta de conhecimento e consciência, sabe que o mais importante é iniciar um trabalho de base nas escolas, com as crianças que vão crescer com o olhar diferente e, à vontade para agir em defesa do meio ambiente. “A gente sabe que a tarefa é bem difícil. As crianças poderão ser multiplicadoras da ideia de um projeto, que visa garantir um futuro promissor, com a colaboração de toda a sociedade, disse a estudante.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Celeste Fraga ficou muito feliz ao conhecer o projeto e, a vontade das alunas em estarem levando a ideia avante, sobretudo, na busca de espaço para mostrar o trabalho e a possibilidade de sua realização. “Precisamos de pessoas, que vibram com um trabalho assim. Tomara que, as escolas abracem essa causa tão importante. O conselho estará à disposição para somar e ver, as coisas se transformando através da educação”, ressalta Celeste Fraga.
Eduardo Satil