Conselho Municipal de Trânsito busca alinhamento com outros órgãos

Comprometido com a mobilidade urbana e fluidez do trânsito da cidade, o Conselho Municipal de Trânsito tem promovido o alinhamento junto à comunidade e outros órgãos, com a finalidade de evitar o engarrafamento nas principais vias de acesso, principalmente nos horários de maior movimento.

Diariamente, o assunto “trânsito” é bastante emblemático dentro de sua estrutura, com vários fatores que são desafiadores e, para sanar algumas irregularidades há a necessidade do alinhamento das ações, com outros órgãos que são fundamentais para a evolução da mobilidade urbana. Durante a reunião mensal do Conselho, realizada na tarde desta quinta-feira, 14, sob a presidência do Capitão Túlio Santos Gomes, os conselheiros receberam a visita do engenheiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Fabrício de Souza, para detalhar como a autarquia realiza o serviço de conserto das redes de água e esgoto, emergência e como tudo isso é estabelecido. O serviço executado nas vias de mais movimento, tem causado embaraço no trânsito e reclamação por parte da população, que fica sem saber o que está acontecendo.

O engenheiro explicou que, geralmente os pedidos e demandas chegam por meio de chamadas, que são repassados à chefia do setor, para tomar as providências que o caso requer.  “É feita uma avaliação da situação e, de imediato encaminha uma equipe ao local. Ao verificar o que está acontecendo, inicia- se as ações a fim   de sanar o problema”, explica Fabrício de Souza. Os integrantes do Conselho Municipal de Trânsito foram pontuais, ao avaliarem a necessidade de ampliar a comunicação entre a autarquia, comunidade e o Conselho de Trânsito, para que haja evolução e condições para a melhoria do trânsito, que ainda é objeto de discussão. Por isso, se faz necessário uma informação clara antes da intervenção de uma rua para consertar a rede e, a comunicação para todos os órgãos de segurança e de comunicação social, para que todos possam ficar cientes e informar a população sobre o que está acontecendo. A mobilidade urbana depende de cada órgão e, em caso de uma ação planejada poderá evitar transtorno.

O Estacionamento Rotativo também foi abordado de maneira bem pontual, observações feitas, quanto a algumas irregularidades e sugestões foram feitas, para melhoria no projeto que foi implantado recentemente em Manhuaçu. Alguns locais sinalizados, a forma de execução do trabalho merece a atenção do Poder Público e da empresa responsável, bem como a orientação aos que trabalham no “Pare Fácil” Estacionamento Rotativo. De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio, a cada dia, as ideias estão sendo trabalhadas com o Departamento de Trânsito, no sentido de corrigir algumas falhas, observando sempre as normas de trânsito e necessidades. “A empresa cuida da implantação do Rotativo, que vem sendo bem aceito pela população. Hoje, o percentual de 48% do que é arrecadado, o município direcionará para o trânsito e mobilidade urbana. Estaremos fazendo investimento, para a melhoria da estrutura de nossa cidade”, ressalta o secretário.

Eduardo Satil