Conselho Municipal de Trânsito discute a campanha Maio Amarelo

As ações vão acontecer a partir do dia 22 de maio em Manhuaçu

A campanha Maio Amarelo está de volta, para despertar motoristas, motociclistas, motoqueiros, ciclistas e pedestres sobre a necessidade de estarem atentos à dinâmica do trânsito. Para esse ano, a campanha traz foco na “Mobilidade Humanizada”, alerta para o aumento do número de acidentes de trânsito e reforça a responsabilidade que todos precisam ter. O movimento Maio Amarelo sempre traz uma proposta: chamar a atenção da sociedade em geral, para os casos de mortes no trânsito em todo o mundo.

A participação de todos significa que há uma preocupação com as questões de segurança, bem como o comportamento de quem é usuário das vias, além do comprometimento para que a “Mobilidade Humana” seja verdadeiramente centrada nas pessoas.

A campanha Maio Amarelo acontecerá em Manhuaçu a partir do dia 22 de maio, com a participação das escolas, instituições de segurança, entidades e população. O anúncio foi feito na reunião do Conselho Municipal de Trânsito, realizada na tarde desta segunda-feira,12.  As ações estarão voltadas para a educação no trânsito, o comportamento dos motoristas, que ainda insistem em falar ao telefone enquanto dirigem, outros que dispensam o cinto de segurança e outras infrações, que cometem no cotidiano.

Para o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Fernando Dourado, todo um trabalho será desenvolvido, para atingir a todos os usuários do trânsito, dando ênfase também ao pedestre que precisa respeitar a faixa, aguardar o momento para atravessar a rua com total segurança. “Nossas ações serão implementadas, para que no dia 22 de maio possamos estar levando a mensagem da campanha em nossa cidade”, ressalta Fernando Dourado.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Ten.Maxweel acredita que a campanha deve ser potencializada, com a participação dos alunos das escolas, que ficam próximas às ruas movimentadas. “Eles podem promover uma dinâmica, juntamente com todos os órgãos envolvidos, com apitaço para chamar a atenção daquele motorista que esquece de usar o cinto, o motociclista que anda com a viseira aberta e, o pedestre que atravessa fora da faixa”, explica o Oficial.

O radialista e conselheiro, S.  Jota de Morais lembrou do tempo em que a campanha “Olho Vivo na Faixa” foi lançada em Manhuaçu, com a participação de entidades, instituições de segurança pública, comércio, escolas, clubes de serviço e comunidade. “É necessário estarmos permanentemente falando, desenvolvendo ações com o engajamento de todos. Torna-se fundamental, a participação das escolas, pais e todos que diariamente estão no trânsito. Responsabilidade de todos, participação de todos para termos a “Mobilidade Humana” sugerida para esse ano”, destaca S. Jota de Moraes.

Eduardo Satil