Conselho Municipal de Trânsito discute melhorias no trecho da BR 262
Os integrantes do Conselho Municipal de Trânsito receberam na tarde desta quinta-feira,10, a prefeita reeleita, Maria Imaculada Dutra Dornelas, para a apresentação de estudos e projetos que estão sendo viabilizados, para atender as necessidades do trânsito de Manhuaçu.
Há muito tempo, busca-se uma solução para melhorias em vários pontos, no sentido de facilitar o fluxo de veículos, que a cada dia aumenta e, com isso torna desafiador para os responsáveis pela manutenção das vias, a fim de facilitar a mobilidade urbana, que ainda é vista como um dos principais gargalos das gestões municipais. Com isso, para buscar soluções eficientes e melhorar as condições para o fluxo, o Conselho Municipal de Trânsito tem ouvido demandas e discutido nas reuniões.
Com a presença da prefeita, Maria Imaculada, o gerente do Departamento de Trânsito e engenheiro de trânsito, Pedro Otávio apresentou as melhorias que estão prestes a acontecer, além do projeto para uma 3ª faixa na BR 262, regularizando assim, o acesso ao centro de Manhuaçu pela Rua Lafaiete Sabido. Também haverá melhoria no acesso ao bairro Alfa Sul, com a divisória (espécie de um canteiro na Alameda Eloy Werner) e, no final a placa indicando “Pare”, para que os motoristas não invadam a contramão para acessar a BR 262.
Os dois locais oferecem risco iminente de acidentes e, com essa intervenção ficará mais tranquilo, principalmente para os pedestres.
“Logo após o posto de combustível serão colocados uns cinco metros tachão para a sinalização, orientação e organização do trânsito, conduzindo os motoristas à 3ª faixa, delimitando o espaço e, logo após, quem for entrar na Rua Lafaiete Sabido segue à esquerda”, explica o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Capitão Túlio. A criação da 3ª faixa do posto para cima dividirá o fluxo de veículos, e poderá trazer mais segurança.
Segundo o gerente do Departamento de Trânsito, Pedro Otávio, a intenção será a organização do fluxo ali, com novas sinalizações e divisões. Segundo ele, agora será feito o alinhamento do projeto final e acredita que, no próximo mês as ações aconteçam.
Outras demandas discutidas no Conselho Municipal de Trânsito foram a adoção de placas educativas, projeto de faixas elevadas na Rua Antônio Wellerson, necessidade de adequações de sinalização vertical e horizontal na cidade. Também foi discutido junto à prefeita, a expansão do Estacionamento Rotativo na área da Baixada e Bairro Coqueiro, além da campanha educativa sobre a faixa de pedestre em Manhuaçu.
Texto; Eduardo Satil/ Fotos: Flávio Lacerda